quarta-feira, 3 de abril de 2013

UNIFESO promoveu IV Dia do Peixe


 IV Dia do Peixe - Foto: Unifeso

Strogonofe de tilápia preparado por estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), palestras, apresentação de trabalhos, publicações e projetos da área de aquicultura, visita às instalações destinadas à criação e à pesquisa na área e ainda uma degustação de camarão da Malásia e tilápia: esse foi o cardápio preparado para celebrar o IV Dia do Peixe, realizado no dia 27 de março, no Campus Quinta do Paraíso do UNIFESO, com a participação de acadêmicos, estudantes do ensino médio da rede estadual, profissionais da área, produtores rurais e representantes de gestores municipais, estaduais e federais.

De acordo com professor Maurício Carvalho Santiago, do curso de Medicina Veterinária e coordenador do evento, o trabalho foi feito junto à Secretaria de Agricultura e à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER-RIO) visando ampliar a produção de tilápia na Região Serrana, uma carne de excelente qualidade no aspecto nutritivo. “A partir dos estudos realizados na Instituição, o encontro tem ainda o objetivo de subsidiar o agricultor familiar e até empresários que trabalham com grande escala para a produção do peixe, além de incentivar as pesquisas acadêmicas”, justificou o professor.

O professor André Vianna Martins, coordenador do curso de Medicina Veterinária, comemora o sucesso do evento, que teve um grande número de participantes e parceiros. Ele destacou a presença da rede estadual de ensino e as propostas de apoio. “A direção do Centro Interescolar de Agropecuária José Francisco Lippi, situado na área rural do nosso município, se demonstrou interessada em investir na criação de tilápia na estrutura do colégio e nos convidou para dar o suporte para isso”, destacou o professor André.

A estudante Débora Haack estava entre os estudantes que ‘arregaçaram as mangas’ na cozinha para provar que, além de nutritivo, o peixe pode ser muito saboroso. “Acho a iniciativa muito boa para os estudantes, por terem a oportunidade de se aprofundarem cientificamente nesta área e se aprimorarem mais como profissionais, e para a Instituição que vai pra frente com suas pesquisas”, avaliou a acadêmica durante a preparação do almoço.


O evento é organizado pelo curso de Medicina Veterinária em parceria com os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção do UNIFESO, pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – em função do termo de cooperação técnica celebrado entre a Fundação Educacional Serra dos Órgãos (FESO) e a Prefeitura de Teresópolis com a EMATER-RIO.