sábado, 27 de abril de 2013

Estudantes ajudam a limpar a fumaça do UNIFESO



Participantes do 'UNIFESO Livre do Tabaco - Foto: Unifeso

O estudante Vinícius Giori Ferrão, do curso de Medicina, apresentou recentemente, para uma banca de professores, o projeto ‘UNIFESO Livre do Tabaco’. O objetivo é desenvolver campanhas educativas para proteger a saúde dos funcionários e alunos dos perigos comprovados do fumo passivo e ativo, tornando a instituição 100% livre do tabaco.

O trabalho foi divido em três etapas: a primeira consiste na criação e divulgação de uma portaria interna e a normatização da abordagem dos fumantes; na segunda será formada uma comissão executiva para programar e fiscalizar o projeto; e a terceira etapa é a realização das diversas ações por parte da comissão executiva, que podem ser educativas ou punitivas.

De acordo com Vinícius Ferrão, que será um dos estudantes responsáveis pelo projeto, o UNIFESO seria a primeira instituição no Estado do Rio a ter um projeto como este. Segundo ele, “dentre as instituições de ensino superior do Rio, um projeto similar foi criado dentro da UERJ, no entanto não chegou a ser realizado”.

Vinícius diz ainda que “o projeto ‘UNIFESO Livre do Tabaco’ é integrado por vários pequenos projetos a serem realizados na Instituição. Um desses projetos foi aprovado pelo Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão - PICPE/2013, intitulado ‘Tratamento de funcionários, docentes e discentes tabagistas do Campus Sede do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)’”. A equipe está convocando os funcionários e estudantes para participar da comissão e ajudar na campanha “UNIFESO Livre do Tabaco”.