terça-feira, 9 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe começa na Segunda



Crianças de seis meses a dois anos devem se vacinar

Começa na próxima segunda-feira, 15/04, e será realizada até 26 de abril a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que este ano tem o slogan ‘Quem lembra da vacina se protege da gripe’. O dia 20 de abril foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o Dia D de mobilização nacional.

Seguindo a meta definida pelo Ministério da Saúde, Teresópolis pretende vacinar 31 mil pessoas do público-alvo, ou seja, crianças de seis meses a dois anos, grávidas em qualquer período gestacional, mulheres que deram a luz até 45 dias, funcionários da Saúde e pessoas com idade a partir de 60 anos.

Também devem ser imunizadas pessoas portadoras de doenças crônicas, de acordo com uma listagem definida pelo Ministério da Saúde e que inclui asma moderada ou grave, fibrose cística, insuficiência cardíaca, doença renal com paciente em diálise, cirrose e esclerose múltipla, entre outras.

“As mulheres que deram a luz até 45 dias têm que comprovar a sua condição, através da apresentação do cartão do bebê ou da certidão de nascimento da criança. Já os pacientes crônicos devem comparecer à unidade de saúde levando uma declaração médica identificado a sua doença, bem como solicitação da vacina contra a gripe assinada pelo seu médico”, orienta Daurema Docasar, Chefe do setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde.

A campanha acontecerá em todas as unidades de saúde do município, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Tanto crianças quanto adultos devem apresentar o cartão de vacinação.