terça-feira, 16 de abril de 2013

Veterinário ex-aluno do Unifeso apresenta tese na Argentina


Trabalho sobre equinos - Foto: Unifeso

Diego Guedes Campos, ex-aluno do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), apresentou em Buenos Aires, Argentina, uma tese sobre “Colheita e criopreservação de sêmen da cauda do epidídimo em equinos”. Ele participou da terceira edição do Congresso de Reprodução Equina, que aconteceu entre os dias 19 e 24 de março. O trabalho apresentado teve como objetivo captar sêmem da cauda do epidídimo (pequeno duto que coleta e armazena os espermatozoides nos testículos) de equinos em fase terminal ou de animais que morreram, podendo assim manter a genética desses animais.

Além da coleta do sêmem, o estudo teve também como foco o desenvolvimento de várias técnicas de coleta de amostras seminais, tornando-as mais eficazes. A pesquisa do trabalho foi possível com o apoio do PICPE (Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão), em que o UNIFESO investe recursos próprios na concessão de bolsas a docentes, funcionários e estudantes que pretendem desenvolver projetos vínculados às linhas de pesquisa institucionais. Diego recebeu ajuda dos professores André Martins Vianna, coordenador do curso de Medicina Veterinária do UNIFESO e de professores de outras instituições de ensino.

Diego veio do interior de Minas Gerais para cursar Medicina Veterinária em Teresópolis, graduou-se em 2012 e hoje faz residência no Haras Modelo Guapimirim. Segundo Diego, “é muito gratificante poder estar apresentando um trabalho que foi desenvolvido com muita dedicação, além de poder dividir o conhecimento com várias pessoas”.