sábado, 27 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe prorrogada até o dia 10 de maio



Vacinação até 10 de maio

Por decisão do Ministério da Saúde, a campanha nacional de vacinação contra a gripe continua sendo realizada até o dia 10 de maio. Em Teresópolis, o atendimento acontece em 21 postos, na cidade e no interior, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Todos devem apresentar o cartão de vacinação.

Do dia 15 até 25 de abril foram imunizadas 9.883 pessoas no município, o que representa 31,78% de cobertura da meta, que é vacinar 31.102 indivíduos do público-alvo. Já participaram da campanha 964 crianças de seis meses a dois anos (28,32%), 566 grávidas em qualquer período gestacional (33,83%), 104 mulheres que deram a luz até 45 dias (37,82%), 538 funcionários da Saúde (14,48%) e 7.711 idosos a partir de 60 anos (34,90%).

Também foram imunizados 1.674 portadores de doenças crônicas com indicação médica. Essas pessoas devem apresentar a solicitação por escrito para a vacina. Fazem parte da lista definida pelo Ministério da Saúde doenças como asma moderada ou grave, fibrose cística, insuficiência cardíaca, doença renal com paciente em diálise, cirrose e esclerose múltipla, entre outras.

A vacina contra a gripe é contraindicada para pessoas que apresentaram reação anafilática em doses anteriores, ou que tenham alergia ao ovo de galinha e seus derivados. Por orientação do Ministério da Saúde, doadores de sangue que se vacinarem deverão aguardar até 48 horas (dois dias) depois da imunização para fazer a doação.

LOCAIS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

• Cidade: Unidade de saúde de Albuquerque; PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Guarani, Granja Florestal, Meudon, Perpétuo, Pimenteiras, Quinta Lebrão, Rosário; Centro de Saúde Armando de Sá Couto e Centro Materno Infantil, na Várzea; Serviço de Pronto Atendimento Dr. Eitel Haje, em São Pedro.

• Interior: Unidades de saúde de Água Quente, Bonsucesso, Pessegueiros, Vieira; PSFs de Vargem Grande e Venda Nova.