quarta-feira, 17 de abril de 2013

CAPS visita exposição ‘Mulheres na História’



Visita do Caps - Foto: Roberto Ferreira

Na manhã desta terça-feira, 16/04, 20 integrantes do Centro de Atenção Psicossocial da Secretaria de Saúde de Teresópolis (CAPS II) estiveram na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Centro). Desta vez, o grupo, que sempre prestigia as ações da Secretaria de Cultura, esteve no local para visitar a Exposição ‘Mulheres na História’. Montada no primeiro piso da casa, a mostra está exposta desde o início de março e foi montada com o objetivo de homenagear as mulheres no mês em que se comemorou seu Dia Internacional. Contudo, devido ao sucesso, permanece exposta até o fim de abril.

O grupo foi acompanhado por Mariana Fernandes e Silvio Prestes, membros da equipe responsável pelo CAPS em Teresópolis, e orientado pela moderadora Márcia Bastos, da Casa da Memória, que explicou cada etapa do trabalho exposto. Além disso, os visitantes assistiram ao vídeo especial montado sobre a história das mulheres e conferiram diversas reportagens sobre o tema. Ao fim, ainda visitaram a mostra ‘Memórias da Cidade’, que está montada nos jardins da Casa da Memória Arthur Dalmasso.

Sobre a exposição

Promovida pela Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, a mostra foi elaborada pela equipe do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural e pelo coordenador de exposições, Ricardo Guarilha. É composta por paineis explicativos, com textos e imagens, documentos e vitrines de fotografias, contando a trajetória da mulher desde a pré-história até os tempos modernos. As dificuldades enfrentadas, as conquistas e os avanços nos mais diversos setores estão evidenciados na mostra. Da mesma forma, são lembradas mulheres de renome internacional que tiveram destaque na história política e social do mundo, como Condoleezza Rice, Hillary Clinton, Coco Chanel, Margaret Thatcher e Dilma Rousseff.

A mostra 'Mulheres na História' pode ser visitada até o fim de abril, de segunda a sábado, das 13h às 17h, no primeiro piso da Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 - Centro).