sexta-feira, 26 de abril de 2013

Pesca e Agricultura reúnem Ministro e Prefeitos em Teresópolis



Tilápias em Teresópolis - Foto de arquivo (2010)

Acontece neste sábado, 27, em Teresópolis, o seminário “Cultivo conjugado de vegetais, frutas e legumes com pescado – uma alternativa promissora”, a partir das 11h, na Escola Municipal Francisco Maria Dállia (Estrada Teresópolis-Friburgo, km 28 – Bonsucesso).

Tendo como público-alvo os produtores rurais, e focado no incremento da atividade agrícola aliada à produção de peixe, o evento contará com a presença do Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, e os prefeitos de Teresópolis – Arlei de Oliveira Rosa, de Nova Friburgo – Rogério Cabral, e de Sumidouro – Juarez Gonçalves Corguinha.

Na ocasião, serão apresentadas as linhas de crédito e o funcionamento da assistência técnica aos interessados, através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, programa do Governo Federal voltado para a modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro.

Potencialidades da aquicultura na Região Serrana, cultivo do pescado e a produção consorciada de peixes e verduras são alguns dos temas que serão desenvolvidos por técnicos e especialistas convidados. À tarde, técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura estarão disponíveis para rápidos encontros privados com os participantes do evento, a fim de esclarecer dúvidas.

Programação

11h: Recepção e cadastramento
11h30: Abertura do Seminário
12h: Potencialidades da Aquicultura na Região Serrana
Palestrantes:
• Aluisio Sturm – Secretário de Agricultura de Magé
• Maurício Santiago – Professor de Aquicultura, Forragicultura e Difusão de Tecnologia e Extensão Rural do Unifeso (Centro Universitário Serra dos Órgãos)
• Roberta Rollemberg Martins – Doutora em Ciência Animal e Professora de Produção Animal do Unifeso
13h: Almoço
15h: Cultivo de Pescado – Incentivos e Oportunidades
Palestrante:
• Adalmyr Morais Borges – Diretor do Departamento de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura em Estabelecimentos Rurais e Áreas Urbanas do Ministério da Pesca e Aquicultura
15h30: Aquaponia – A produção consorciada de peixes e verduras
Palestrantes:
• Gyula Borbély – proprietário da Jászkisér Halas Ltda
• István Ittzés – técnico do Departamento de Pesca da Universidade de Santo Estevão/Hungria
16h30: Sessão de perguntas e respostas
17h30: Encerramento