quinta-feira, 28 de março de 2013

Campanha de vacinação contra a gripe em Teresópolis



Campanha de vacinação 2013 - Foto de arquivo

De 15 a 20 de abril será realizada a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que este ano tem o slogan ‘Quem lembra da vacina se protege da gripe’. O dia 20 de abril foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o Dia D de mobilização nacional. Neste período deverão ser imunizados crianças de seis meses a dois anos, grávidas em qualquer período gestacional, mulheres que deram a luz recentemente, funcionários da Saúde e pessoas com idade a partir de 60 anos.

Em Teresópolis, a Secretaria Municipal de Saúde está montando toda a estrutura de imunização, que acontecerá nas unidades de saúde, na cidade e no interior, das 8h às 17h. No ano passado, o município vacinou 28.269 pessoas contra a gripe, superando a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era imunizar 27.436 indivíduos do público-alvo.

A gripe

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. A maioria das pessoas infectadas se recupera dentro de uma a duas semanas sem a necessidade de tratamento médico. No entanto, nas crianças muito pequenas, idosos e portadores de quadros clínicos especiais, a infecção pode levar a formas clinicamente graves, pneumonia e até a morte.

A principal intervenção preventiva é a vacinação. A campanha de vacinação anual contra a influenza vem contribuindo ao longo dos anos para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, alem de apresentar impacto de redução das internações hospitalares e mortes evitáveis.