quarta-feira, 27 de março de 2013

Lançado o Programa de Agentes Ambientais Voluntários


Lançamento do Programa - Foto: Marco Esteves

Apresentado no final desta terça-feira, 26/03, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, o Programa de Agentes Ambientais Comunitários Voluntários. Realizada no Teatro Municipal, a apresentação reuniu líderes comunitários, sindicalistas e conselheiros municipais.

O programa tem como finalidade incentivar a participação voluntária em atividades de educação ambiental, proteção e preservação dos recursos naturais, despertando no voluntário a reflexão crítica dos problemas socioambientais e orientando-o a buscar alternativas viáveis para a conservação da natureza.

Caberá ao Agente Ambiental Comunitário Voluntário atuar na vigilância do cumprimento da legislação de proteção ambiental, nas atividades de educação ambiental e na fiscalização de agressões contra o meio ambiente, identificando na comunidade onde mora e denunciando questões como desmatamento, construções em áreas de preservação, focos de incêndio e descarte inadequado de lixo, entre outras. A aplicação das penalidades aos infratores caberá à Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil.

Quem pode se inscrever

Qualquer pessoa maior de 18 anos pode se inscrever como agente ambiental comunitário. Como se trata de um trabalho voluntário, a atividade não é remunerada. O interessado poderá participar das atividades do programa em seu tempo livre.

Os interessados podem se inscrever a partir da próxima terça-feira, dia 2 de abril, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil, localizada na Rua Rui Barbosa, 170, na Várzea, de segunda a sexta, em horário comercial. Os inscritos participarão de cursos onde aprenderão os aspectos técnicos, legais e administrativos da função de agente ambiental comunitário voluntário. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2742-7763.