sexta-feira, 15 de março de 2013

Educação de Adultos promoveu Encontro das Mulheres



Mulheres em atividade no EJA - Foto: AssCom PMT

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Secretaria Municipal de Educação (SME), reuniu as alunas de seus cinco pólos na Escola Municipal Maçom Lino Oroña, na Várzea, para o Encontro das Mulheres. O objetivo foi proporcionar às estudantes momentos de lazer, reflexão e aprendizagem em um dia letivo diferente, promovendo uma integração entre as estudantes e ofertando momentos de reflexão e debate sobre a situação da mulher no século XXI.

Durante o Encontro, as alunas participaram de roda de conversa sobre a saúde da mulher com profissionais do Curso de Enfermagem do UNIFESO (Centro Universitário Serra dos Órgãos), acompanharam apresentação de música e poesia com o professor Dykes, que trabalha na EJA com a Oficina de Raciocínio Lógico, prestigiaram ainda contação de história com a professora Valéria e bate-papo com as psicólogas Sandra e Leda, do Unifeso, sobre a situação da mulher nos dias atuais. As alunas também participaram de oficinas de artesanato, como decoupage em MDF e em pratos,  oficinas de biscuit e de EVA e pintura de panos de prato.

A professora Valéria, que apresentou a contação de história com o cordel ‘A mulher que vendeu o marido por R$ 1,99’, se emocionou. “Participar desse encontro teve um significado muito especial para mim, pois a minha mãe, com 66 anos, retornou esse ano à escola, é aluna da EJA e está aqui presente. É um momento de muito orgulho e felicidade”, falou a professora.

Cerca de 120 mulheres participaram do Encontro das Mulheres, entre alunas, professoras, convidadas e funcionárias das escolas municipais Maçom Lino Oroña (Tijuca), Centro Educacional Beatriz Silva (Barra), Centro Educacional Roger Malhardes (São Pedro), Ginda Bloch (Alto) e Mariana Leite Guimarães (Bonsucesso).