quinta-feira, 7 de março de 2013

Hemonúcleo incentiva mulheres a doar sangue



Doe sangue! - Foto de arquivo

O Hemonúcleo de Teresópolis promove campanha de incentivo às mulheres para que sejam doadoras de sangue.  A ação acontece nesta sexta-feira, 8 de março,  data que se tornou, internacionalmente, o Dia da Mulher.

Segundo a assistente social, Rita Valadão, responsável pela captação de doadores, menos da metade da população feminina doa sangue. “O banco municipal precisa aumentar o número de doadores habituais e repor os estoques, que estão em baixa. Além de incentivar as pessoas a se tornarem doadoras, queremos conscientizar a todos que este também é um gesto de cidadania e solidariedade”, disse Rita.

Para doar sangue a pessoa deve ter entre 16 e 67 anos, estar bem de saúde, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação). A mulher não pode estar grávida, nem amamentando. A pessoa não pode ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação. Não é preciso estar em jejum, basta evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

O banco de sangue da Secretaria Municipal de Saúde funciona na Rua Francisco Sá, 299, na Várzea, e a doação pode se feita das 8h às 12h. Os interessados em doar também podem ligar para o telefone (21) 3641-5872 para tirar e dúvidas e/ou agendar a doação.