quarta-feira, 5 de julho de 2017

Universitários do Unifeso realizam atividades na Ilha Grande


Estudantes do curso de Ciências Biológicas - foto: Unifeso

Ilha Grande, em Angra dos Reis (RJ), foi o destino escolhido para o trabalho de campo realizado por um grupo de treze estudantes do curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) nos dias 24 e 25 de junho.

Acompanhados pelos professores Alexandre Braga e Liane Pitombo, os acadêmicos vivenciaram na prática atividades desenvolvidas pela disciplina de Biologia Marinha e Ecologia, e ainda visitaram a fazenda de maricultura produtora de Vieira (Nodipecten nodosus), onde puderam acompanhar as diversas etapas do cultivo desse molusco. O grupo visitou também o projeto de piscicultura do peixe Bijupirá (Rachycentron canadum) e acompanhou todo o processo de produção.

“Os objetivos da atividade foram vários e incluíram a visualização de espécies marinhas animais e vegetais na natureza, incluindo os ambientes de transição, interação e vivência em ecossistemas costeiros como manguezais, praias e costões rochosos. Teve ainda aula prática no campo sobre aves marinhas, vegetação de transição continente/praia e mangue, tipos de sedimentos e composição de substratos, aspectos geológicos e geográficos da formação de baías, praias e ilhas, oficina teórico/prática em fazenda marinha de cultivo de moluscos bivalves e peixes, além da visita ao Parque Natural de Abraão, entre outros”, contou a professora Liane.

“Tudo ocorreu de forma maravilhosa, mergulhamos em águas claras e vimos de perto tantas espécies de peixes, como se estivéssemos em um paraíso. Pudemos unir os conhecimentos de Biologia Marinha e Ecologia ao lado de duas ‘enciclopédias’, que são os nossos professores Alexandre e Liane”, avaliou a estudante Renata Lopes.