quarta-feira, 5 de julho de 2017

Estudantes passam por 'Prova das Pontes de Macarrão'


Prova de Carga das Pontes de Macarrão - Foto: Unifeso

Estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) passaram no dia 26 de junho pela “Prova de Carga das Pontes de Macarrão”, obras projetadas e construídas como trabalho da Disciplina “Mecânica dos Sólidos e Resistência dos Materiais I”, ministrada pelo professor Diego Duque.

A Competição de Pontes de Macarrão é uma atividade acadêmica realizada em várias instituições de ensino no Brasil e no exterior. Relatos indicam que a primeira instituição de ensino que realizou esta competição foi a Okanagan College, na Colúmbia Britânica, em 1983. No Brasil, a competição iniciou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 2004, sendo, posteriormente, seguida por várias instituições brasileiras.

De acordo com a estudante Grazielle Toth, do terceiro ano do curso de Engenharia Civil, foram cinco dias de trabalho para construir a ponte, sendo que o primeiro foi para realizar os cálculos e o preparo do material. “Calculamos a ponte pelo ‘método dos nós’, estudamos o tipo de ponte e verificamos que a ponte em arco suporta mais peso”, contou Grazielle.