sexta-feira, 14 de julho de 2017

Prefeitura termina recuperação da Fonte Judite


Fonte Judite, no bairro do Alto - Foto: PMT

Concluída a recuperação da Fonte Judite, no Alto. Construído em 1920, remodelado e inaugurado em julho de 1967, o atrativo começou a ser revitalizado em junho, em um trabalho conjunto entre as equipes das secretarias municipais de Cultura e de Turismo e importante parceria da Pousada Terê Parque e do Supermercado Multi Market.

“Uma gincana de pintura no sábado, dia 15/07, marca os 50 anos da Fonte Judite, que está totalmente pronta para receber os participantes e visitantes”, destaca o secretário municipal de Cultura, Márcio de Paula, informando que a gincana é uma iniciativa da SOARTE - Sociedade dos Artistas de Teresópolis.

Recomposição de azulejos danificados, substituição das pinhas quebradas na parte superior do atrativo, remoção de pichação, pintura e limpeza geral foram os trabalhos executados no espaço público.

Localizada na Rua Olga de Oliveira, no Alto, a fonte de água natural é uma obra arquitetônica em estilo colonial, revestida com azulejos e possui cinco saídas d’água em forma de faunos. Em sua fachada se destacam duas trovas em homenagem ao monumento: uma de autoria do trovador Manoel de Araújo Peres, outra da trovadora Ilda Correia Leite. O nome é uma homenagem a Judith, filha de Luiz de Oliveira, antigo proprietário das terras onde se encontra o atrativo, e que teria sido curada de uma grave enfermidade através das propriedades medicinais da água da fonte.