sábado, 29 de julho de 2017

Boas vindas aos calouros animaram o UNIFESO

Estudantes e pais na palestra de boas vindas

Visando promover maior integração entre os estudantes, professores e dirigentes, a primeira semana acadêmica dos calouros dos cursos de Medicina e Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) foi repleta de atividades como palestras, encontros, visitas às instalações e simulações do cotidiano das profissões. Neste segundo semestre, o período letivo começou no dia 24 de julho, com as boas-vindas das diretoras dos centros de Ciências Humanas e Sociais (CCHS) e Ciências da Saúde (CCS).

“Ao começar um curso de ensino superior vocês passam a fazer parte de uma elite no país, pois é baixíssimo o número de pessoas que ingressam na faculdade”, disse a professora Ana Maria Gomes de Almeida, diretora do CCHS, aos novos estudantes do curso de Direito, ressaltando o valor da oportunidade de se graduar em um centro universitário de ensino de excelência e um curso com conceito muito bom no MEC.

Entre as atividades de boas-vindas da Saúde, aconteceram as conferências “Conhecendo a História da Medicina”, com o professor Daniel Pinheiro Hernandez; “O Sistema Único de Saúde no Brasil e o desenvolvimento da Saúde Coletiva”, com os professores Annibal Amorim e Juraci Vieira Sérgio; “A medicina no Brasil”, com o professor Cesar Antonio Elias; e o Grande Acidente, tradicional atividade prática voltada aos calouros, realizada neste semestre no dia 28 de julho, no pátio do Campus Antonio Paulo Capanema de Souza, no Alto.

Grande Acidente

Todo início de semestre o Centro de Ciências da Saúde (CCS) recebe os novos estudantes de Medicina envolvendo-os na simulação do Grande Acidente. O cenário de feridos desesperados por atendimento faz com que os calouros se deparem com diversos casos que vão desde lesões leves a pacientes em estado grave, quando os novatos têm que tentar prestar os primeiros atendimentos às ‘vítimas’. trata-se de uma primeira grande mostra do que os estudantes que estão chegando irão viver nos próximos dias dentro da proposta curricular da metodologia ativa.

O evento contou ainda com a participação dos estudantes do internato demonstrando o modo correto do atendimento pré-hospitalar com bonecos e as explicações de professores. “Agora vocês terão a oportunidade de aprender como se deve trabalhar nestas situações para que até o fim do curso tenham o devido preparo para prestar o atendimento de qualidade, como foi demonstrado pelos veteranos”, adiantou aos calouros o professor Manoel Pombo, coordenador do curso.

(Comunicação UNIFESO)