sábado, 29 de dezembro de 2018

Unifeso abre vestibular para novo curso de Arquitetura e Urbanismo


Arquitetura e Urbanismo no Unifeso - Imagem ilustrativa

Estudantes interessados em cursar Arquitetura e Urbanismo já podem escolher o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) como instituição de ensino. O novo curso está com processo seletivo de Vestibular aberto, nas modalidades de Agendamento e ENEM, para ingresso no primeiro semestre de 2019.

Estão disponíveis 80 vagas para o curso, que será noturno, das 19h às 22h, com aulas três vezes na semana. A nova graduação pretende atender a uma demanda reprimida de estudantes teresopolitanos que, antes, tinham que ir para outras cidades para estudar.

A professora Vivian Paim, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) do UNIFESO, explica que Teresópolis tem uma demanda muito forte na área de planejamento urbano e que a perspectiva com o novo curso é de contribuir para a cidade. “Arquitetura tem o olhar da construção, ou seja, conversa com a Engenharia Civil, mas também leva em conta a História da Arte. Para Teresópolis será um ganho muito grande, no que diz respeito ao planejamento urbano e à construção sustentável, que remetem muito à característica da nossa região”, diz.

O curso de Arquitetura e Urbanismo faz parte do Centro de Ciências e Tecnologia e será realizado no novo prédio do campus Quinta do Paraíso, no Vale do Paraíso. O edifício terá três pavimentos e vai abrigar laboratórios com tecnologia ponta e salas de aula inovadoras. Boa parte da infraestrutura de laboratórios do curso já está pronta. Além destes, outros dois laboratórios profissionalizantes serão instalados.


“No CCT os currículos conversam entre si. Temos uma disciplina chamada Práticas Integradas da Ciência e Tecnologia, cursada conjuntamente por estudantes das Engenharias, de Ciências da Computação e, agora, de Arquitetura e Urbanismo. Os estudantes trabalham em equipes interdisciplinares, ao longo do curso, com o objetivo de empreender, inovar, encontrar soluções, executar projetos e criar protótipos. Estimulamos as atividades práticas o tempo todo”, explica Vivian.

O perfil do egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFESO é o de um profissional capacitado para execução de edifícios, implementação de espaços urbanos, planejamento regional, preservação de edificação de relevância histórica, cultural e estética, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis. Tudo isso aliado também à construção e à organização dos espaços interior e exterior.

Inscrições para o vestibular

Os estudantes interessados em fazer o Processo Seletivo Agendado para o curso de Arquitetura e Urbanismo podem se inscrever gratuitamente pelo site do UNIFESO ou diretamente na Central de Matrícula e Relacionamento, localizada no campus Antonio Paulo Capanema de Souza (Av. Alberto Torres nº 111 – Alto), até 28 de janeiro de 2019. O candidato deverá preencher a ficha de inscrição com dados pessoais fidedignos e selecionar data e hora para realizar a prova de redação, podendo também agendar pelo telefone (21) 2641-7057.


Já o candidato aprovado pelo exame do ENEM em um dos exercícios de 2016, 2017 ou 2018 com, no mínimo, 450 pontos na redação, tem este exame aproveitado para o Processo Seletivo de Ingresso no curso. O interessado poderá preencher a ficha de inscrição no site do UNIFESO ou comparecer ao campus Antonio Paulo Capanema de Souza. Após a inscrição, o candidato deve ir à Central de Matrícula e Relacionamento para efetuar a matrícula, munido do resultado da prova de redação do ENEM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário