sábado, 29 de dezembro de 2018

Teresópolis no combate à dengue e febre amarela


Agentes comunitários de saúde - Foto de arquivo

A Secretaria de Saúde de Teresópolis alinhou as estratégias de orientação de suas equipes, entregou material de trabalho e definiu as ações de conscientização da população sobre o combate aos mosquitos transmissores da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. “As atividades serão intensificadas no período de verão, visto que é a época de maior incidência dos insetos”, esclarece o Secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos.

A mobilização, feita em conjunto com os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate de endemias, consiste no alerta à população sobre as medidas de combate aos vetores dessas quatro graves doenças.

O kit de materiais para efetuar as atividades foi entregue nesta quinta-feira (27), aos agentes comunitários de saúde lotados nos postos de saúde da família da área urbana. Eles farão o monitoramento nas suas áreas de abrangência.


Os agentes sairão em campo na busca ativa aos mosquitos, lembrando as pessoas que, para eliminar os criadouros, é preciso evitar o acúmulo de água, o que pode ser feito cobrindo ou furando pneus, colocando areia nos vasos de plantas e mantendo as caixas d’água tampadas, entre outras iniciativas.