terça-feira, 23 de setembro de 2014

Teresópolis sedia prova de ciclismo cross country

Ciclismo cross country - Foto ilustrativa
 
Acontece no domingo, dia 28/09, em Teresópolis o I Extralight Racing Fest XCO - modalidade de ciclismo cross country olímpico. Válida pelo ranking estadual da Fecierj – Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro, a prova será realizada a partir das 9h no campus Quinta do Paraíso do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos (Estrada Wenceslau José de Medeiros, na Prata), com premiação às 14h. Até o momento a competição conta com 100 ciclistas inscritos. Os kits dos atletas serão entregues no sábado, 27, no local da competição.
 
Organizado pela ACIT – Associação de Ciclistas de Teresópolis, o evento esportivo conta com o apoio da Prefeitura, através das secretarias municipais de Esportes e de Turismo. “É uma prova válida pelo ranking estadual e poucas cidades podem sediar esse nível de competição. Como Teresópolis tem um passado de referência no ciclismo, a Fecierj aprovou o retorno da cidade ao seu calendário de eventos”, destacou a organizadora, Danielle Granado.
 
Para o secretário municipal de Turismo, Ronaldo Fialho, o evento vem para incrementar o cicloturismo em Teresópolis. “Já tivemos este ano, em parceria com a Secretaria de Esportes, uma etapa da Copa Rio de Ciclismo, em abril, o famoso Tour do Rio, em agosto, além de provas locais. Essa competição só vem reforçar a idéia de que o município de Teresópolis reúne todas as condições para sediar eventos importantes nesta modalidade”.
 
A expectativa dos organizadores é que a competição reúna até 200 atletas nas categorias elite masculino e feminino, juvenil, infanto-juvenil, júnior (17 a 18 anos), Sub-23, 30, 35, 40, 45, 50, 55, 60 e Over 60. Haverá premiação em dinheiro de R$ 5 mil divididos entre as categorias, além de medalhas e troféus para os cinco primeiros colocados e brindes.
 
A pista
 
Com um percurso em torno de 4,5 quilômetros de extensão numa área com fragmento da Mata Atlântica com cerca de um milhão de metros quadrados, a pista da prova foi avaliada positivamente pelo presidente da Fecierj, Cláudio Santos, e também pelo atleta e especialista em projetos de pistas, Marcio Gripp.
 
Na semana passada, quem visitou o local foi o atleta de mountain bike olímpico Henrique Avancini, que fez suas considerações. “O espaço tem um potencial muito grande, a topografia contribui bastante para que um bom circuito de nível elevado seja desenvolvido já nesta primeira prova. Tem tudo para ser um evento inaugural de qualidade. Torço para que se firme no nosso calendário”, avaliou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário