A atividade foi acompanhada pela professora Edenise Antas, dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia de Produção e assessora de Pós-Graduação na Diretoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (DPPE). “Conhecemos todas as etapas de produção dos apartamentos e também fizemos um questionário que foi respondido pelo engenheiro responsável”, contou.
Para o estudante Régis Hiroshi Miura, do 6º período, “toda vivência prática nos proporciona uma visão mais ampla. No campo de trabalho existem pessoas, instrumentos, ferramentas, máquinas e situações de risco dos quais não temos a menor noção até estarmos no local. A prática é uma das qualidades que gostaria de destacar nesta Instituição”.
Workshop
Nessa atividade, o grupo realizou o workshop “Gestão de produção e operações da construtora EMCCAMP: o processo de construção de apartamentos para os desabrigados da tragédia natural ocorrida em janeiro de 2011 na cidade de Teresópolis-RJ”, na disciplina “Organização do Trabalho e da Produção”. Foram trabalhados temas relativos à Gestão de Produção e Operações, que consiste em planejamento estratégico, rede de operação, rede de suprimento, ou seja, todo o conteúdo do processo produtivo. Para o estudante Douglas Pereira, do sexto período, “o workshop foi bem interessante porque pudemos, através da visita técnica, observar na prática da Engenharia o que aprendemos em nossas leituras e em sala de aula”.
A professora Edenise explicou que a abordagem da tragédia foi escolhida por ser relevante à sociedade teresopolitana, e além da visita técnica procurou-se levar ao encontro imagens, ilustrações e dados sobre a calamidade. “Resgatamos esta memória que não pode ser esquecida na história da nossa cidade, mas também trouxemos a perspectiva de futuro: o que representa essa obra, seu papel social, além do controle social por parte dos estudantes que, pelo fato de estarem presenciando e avaliando o processo produtivo de uma obra de grande repercussão social e que envolve o dinheiro público, estão exercendo a cidadania”, justificou a professora.