sexta-feira, 6 de junho de 2014

Educação Ambiental na Semana do Meio Ambiente


Palestra com  a prof. Verônica Bonfim - Foto: Marco Esteves

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste dia 5 de junho, Teresópolis realiza a Semana do Meio Ambiente, com palestras, exposições, teatro, plantio mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e caminhada no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. As atividades tiveram início na segunda, 2, e terminam neste sábado, 7, com a Ação Ambiental nos Bairros, em Paineiras.

Nesta quarta-feira, 4, a palestra ‘Educação: a música como ferramenta para o ensino na Educação Ambiental’, ministrada pela professora Verônica Bonfim, apresentou formas pedagógicas de como usar as artes para ensinar e orientar crianças na preservação do meio em que vivem.

“A preocupação com a problemática ambiental é uma questão universal, por isso, devemos apresentar a necessidade de uma educação ambiental. Este tipo de ferramenta voltado para as crianças é mais eficaz, pois é um público mais fácil de lidar e ensinar, pois estão em seu momento de formação de caráter e princípios”, disse a professora Verônica Bonfim.

Voltada para os alunos do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Unifeso, a palestra apresentou aos universitários a Educação Ambiental como uma proposta de repensar o ensino, com atenção especial às questões ambientais. O objetivo é propor mudanças de hábito e de comportamento frente ao desafio do desenvolvimento sustentável.

A Semana do Meio Ambiente teve continuidade nesta quinta-feira, 5, na Casa de Cultura Adolfo Bloch, em Fátima, com teatro e exposição de várias instituições ambientais e empresas que investem em trabalhos de conscientização ambiental.

Nesta sexta, 6, acontece no Circuito Tela Verde, com exibição de filmes ambientais, no Unifeso, campus Vale do Paraíso. E no sábado, 7, haverá Ação Ambiental nos Bairros, onde Paineiras receberá o projeto, que leva informação e atendimento à comunidade. A iniciativa contará com a participação das secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Defesa Civil e de Serviços Públicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário