quarta-feira, 25 de junho de 2014

Câmeras de segurança instaladas na cidade


Visão das câmeras - Foto: Ramon Pózes

Depois da instalação do sinal wi-fi com internet grátis em locais de grande fluxo de pessoas, chegou a vez do sistema de videomonitoramento ser implantado pela Prefeitura em pontos estratégicos da cidade. Cerca de 50 câmeras foram instaladas nesta quarta-feira, 25/06, nas praças Higino da Silveira – a da Feirinha de Teresópolis, no Alto; Balthasar da Silveira – a da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e Maria Corina Paim – na Barra do Imbuí. Além das praças, outro ponto atendido foi a Calçada da Fama, no Centro, que recebeu quatro câmeras de segurança, sendo duas do tipo speed dome, que permite uma visão em ângulo de 360º.

Desde o inicio da semana, técnicos da empresa contratada por licitação pela Prefeitura estão trabalhando na instalação e configuração do equipamento. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Tucunduva, as câmeras têm por objetivo não só monitorar toda movimentação de pessoas, como também ajudar no controle do trânsito, para que a Guarda Municipal possa liberar os sinais luminosos e a passagem dos veículos em caso de retenção.

Da sala de videomonitoramento, Tucunduva deu mais detalhes. “O critério de escolha dos locais se deu por conta do numero de pessoas que circulam por essas áreas. Por isso a praça da Feirinha recebeu mais de 30 câmeras, sendo duas speed dome, que permitem uma visão de 360º. Isso também vai proporcionar mais segurança ao comércio da área”, explicou ele. “Essas câmeras estão sendo colocadas estrategicamente no Parque Regadas e na Calçada da Fama, na Várzea e na Barrado Imbuí para auxiliar a secretaria de Segurança Pública em um controle maior do trânsito”, concluiu.

De acordo com a supervisora técnica da empresa, Ramine Valeriote, todo o processo de instalação está sendo concluído. “Todas as câmeras já estão instaladas e, até o momento, nós já configuramos as 34 da Feirinha do Alto, 14 na Praça da Matriz de Santa Teresa, e quatro na Calçada da Fama, restando apenas configurar outras três na praça da Barra”, disse.

Nos próximos dias será realizada uma reunião entre representantes da Prefeitura e da Polícia Militar para definir como será feito o acompanhamento do material de vídeo, cuja central está montada em uma sala da secretaria de Segurança Pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário