Os secretários e subsecretários municipais de Teresópolis decidiram, de forma voluntária, reduzir em 20% os seus salários. A medida já vale para os vencimentos deste mês. A iniciativa, que deve seguir até o início do próximo ano, fará com que os cofres públicos recebam de volta em torno de R$ 60 mil mensais.
Outra medida de contenção importante é a redução em até 20% das despesas com cargos comissionados em cada secretaria, além de redução de horas-extras e gratificações de servidores concursados, uma determinação do próprio prefeito Vinicius Claussen.
Segundo a secretária de Controle Interno, Yára da Rocha Medeiros, como se trata de uma redução espontânea nos salários, os próprios secretários e subsecretários farão a devolução através de depósito na conta bancária da Prefeitura.
Em seguida, será feita uma anulação dessa despesa. “Isso quer dizer que 20% dos valores utilizados para pagar os vencimentos desses servidores retornarão para a dotação de pessoal, e esses recursos vão ser usados para empenhar o pagamento de setembro”, esclarece Yára.
Aumento da Arrecadação
Além da redução salarial de secretários e subsecretários, a gestão de Teresópolis vai criar programas para tornar a arrecadação mais eficiente, como o “Concilia”, o “Anistia” e o “Mais Valia” que têm por objetivo fazer com que os contribuintes se legalizem ou mantenham o pagamento de taxas e impostos em dia, com refinanciamento das quantias devidas, por exemplo.
Horário da Prefeitura
Outra iniciativa é a alteração do horário de atendimento ao público nas repartições municipais, que desde esta quarta-feira (15), funcionam das 12h às 18h para receber a população.
O secretário de Administração, Lucas Guimarães, ressalta que o novo horário de funcionamento surgiu da necessidade do equilíbrio econômico que o município vem procurando em suas contas. “Na parte da manhã, os servidores realizarão serviços internos administrativos, e à tarde cuidarão do atendimento ao público. Isso vai reduzir os gastos em horas extras, no consumo de luz, de água e de materiais de expediente, por exemplo”.
Para Lucas, a medida mais importante é a redução de até 20% nas despesas com cargos comissionados, por secretaria. A justificativa é a necessidade de, futuramente, reorganizar a estrutura da Prefeitura. “Após o recadastramento dos servidores públicos, percebemos a possibilidade de fazer um realocamento do pessoal efetivo e aumentar a produtividade. Não só interna, quando se fica focado nos trabalhos administrativos, mas na concentração do atendimento à população”, disse o secretário.