quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Tomógrafo Móvel do Estado chega em Teresópolis


Tomógrafo Móvel em Teresópolis - Foto de arquivo

Nesta terça-feira, 22, o Tomógrafo Computadorizado Móvel (TCM) chegou, mais uma vez, em Teresópolis para realizar os exames de tomografia já agendados pela Secretaria Municipal de Saúde. O equipamento ficará instalado na Praça Olímpica Luís de Camões, no Centro, até o dia 2 de novembro, atendendo a demanda de mais seis municípios do entorno: Guapimirim, Magé, Sapucaia, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Carmo.

O atendimento no município será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30, e, aos sábados, das 8h às 15h. A previsão é que o serviço realize cerca de 500 exames. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde com o município para tornar acessível o exame à população de várias cidades do interior do Rio de Janeiro.

Tomógrafo Computadorizado Móvel

O tomógrafo móvel tem capacidade para realizar até 70 exames por dia. É operado por médicos radiologistas e funciona com gerador ou eletricidade externa, com capacidade para 8 a 9 horas por dia. O equipamento ainda conta com dois aparelhos de ar condicionado, um elevador para macas ou cadeira de rodas e um vestiário para o paciente.

Instalado numa carreta especial, fabricada e montada por uma empresa norte-americana, o equipamento é capaz de realizar um exame de corpo inteiro em 30 segundos, enquanto os aparelhos convencionais levam entre 20 e 40 minutos. O serviço foi criado em 2009, sendo o primeiro de diagnóstico por imagem do país a percorrer os municípios levando possibilidade de tratamento aos usuários do SUS.

Agendamento

Os agendamentos dos serviços de tomografia são feitos pelas secretarias municipais de Saúde, que recebem o pedido médico do paciente, encaminham a planilha com as demandas para o serviço da Secretaria Estadual de Saúde e informam os pacientes sobre a data, hora e local do procedimento. Após a marcação, uma mensagem é enviada ao celular do paciente até 48 horas antes do dia marcado. Após um período de, no máximo, 15 dias úteis, o município entrega os resultados ao paciente para que sejam encaminhados ao seu médico.