quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Pezão visita obras do Estado em Teresópolis

Obras em Ermitage - Foto: Jeferson Hermida

O vice-governador e provável candidato à sucessão do Governador Sérgio Cabral, Luiz Fernando Pezão, acompanhado de outras autoridades estaduais e do Prefeito Arlei, passou a manhã desta quarta-feira, 30/10, em Teresópolis vistoriando o andamento das obras de reconstrução realizadas pelo Governo do Estado no Município.


Na Fazenda Ermitage, às margens da BR-116 (Estrada Rio-Bahia), foi conferido o andamento das obras de infraestrutura para a construção de até 1.664 unidades habitacionais (as casas populares) do programa federal Minha Casa Minha Vida. As moradias são destinadas a famílias desabrigadas pelas enchentes de janeiro de 2011.


Pezão garantiu que as primeiras 740 unidades habitacionais deverão estar concluídas até agosto de 2014. “Acreditamos que até o final de agosto de 2014 sejam entregues os primeiros 740 apartamentos, e até o final de 2014, se Deus quiser, entregaremos o restante. Isso dependendo do tempo, já que na Região Serrana chove muito, o que dificulta o andamento das obras.


Encostas e rios


Da Fazenda Ermitage, o grupo seguiu para o bairro Espanhol, seriamente afetado pela tragédia de janeiro de 2011 e que receberá uma grande obra de contenção de encosta. Do Espanhol, a comitiva se dirigiu à Ponte do Imbuí, Posse e Campo Grande, onde empresa contratada pelo Estado, através do INEA (Instituto Estadual do Ambiente), realiza uma série de obras de controle de inundação.


Drenagem, limpeza, desobstrução e contenção de margem de rios, bem como reflorestamento das áreas devastadas pela enchente, são algumas das ações que continuam sendo executadas na região. Outro projeto que está em fase de preparação é a construção de barragem na cabeceira do Rio Príncipe e de um parque fluvial entre a Posse e o Campo Grande, com previsão de conclusão em abril de 2015.