sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Exposição da Cultura despertou interesse na FEPRO

Visitantes apreciam as exposições - Foto: Marco Esteves

Realizada entre os dias 10 e 15 de outubro, a 13ª edição da Fepro - Feira da Promoção de Teresópolis – reuniu bom público no pátio da antiga fábrica Sudamtex. Entre os expositores, despertou bastante interesse o estande montado pela Secretaria Municipal de Cultura logo na entrada da feira.

No estande, o público pode conferir a exposição ‘Uma árvore centenária’, que conta a história da Praça Balthasar da Silveira e ainda da figueira centenária agora tombada como Patrimônio Histórico. A mostra foi elaborada a partir da pesquisa da Secretaria de Cultura justamente por ocasião do dia da árvore, comemorado no mês de setembro, quando o trabalho foi exposto na praça.

Por meio de textos e imagens, banners narram diversos períodos da história, com ênfase na figueira que, comprovadamente completou seu primeiro século, conforme atesto de pesquisa realizada pela equipe do Patrimônio Histórico. Uma fotografia datada de 1913, extraída do livro Therezópolis, de Armando Vieira, comprova a existência da figueira no canto da praça já nesta época. E esta fotografia foi uma das muitas que puderam ser vistas pelo público durante a Fepro.

Além desta mostra, o estande também ofereceu ao público outra exposição, ‘Imagens de ontem e hoje’, com fotografias digitalizadas de diversos pontos do município mostradas de forma comparativa: uma fotografia antiga, seguida por uma fotografia atual do mesmo local, feita exatamente no mesmo ângulo, possibilitando ao público perceber as modificações ocorridas ao longo do tempo. Exemplares do Mapa Cultural de Teresópolis também foram distribuídos durante o evento.