quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Educadores de Teresópolis debatem homofobia


Encontro de profissionais de educação - Foto: AssCom PMT

Com o objetivo de se construir uma Escola que respeite a diversidade e não tolere situações de bullying e desrespeito as minorias, a Secretaria Municipal de Educação recebeu seus orientadores pedagógicos do segundo segmento, coordenadores do projeto Mais Educação e convidados, em seu auditório no Ed. Apa, para discutir aspectos dos direitos e liberdades individuais. O encontro foi conduzido por profissionais do Programa Rio Sem Homofobia, do governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Não viemos discutir se a pessoa gosta ou não da homossexualidade, bissexualidade e das questões ligadas à identidade de gêneros. Viemos falar da homofobia, que significa a intolerância em relação à diversidade sexual e de gêneros. Ser homofóbico significa repudiar, odiar, discriminar, temer ou ter aversão a lésbicas, gays, travestis e transexuais. E essa atitude infelizmente está ligada à violência”, explicou Sula Dutra, psicóloga do centro de referência Serrana 1.

O encontro teve como finalidade fornecer elementos teórico-práticos para que os profissionais de Educação possam pautar o exercício de suas atividades no respeito aos direitos e liberdades individuais, conscientizando-se de sua capacidade de promover e proteger os direitos humanos das minorias. Para isso, foram abordados aspectos teóricos, legais e de saúde.