sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Artistas do Instituto de Artes realizam intervenção urbana no Centro

Colorido sobre os postes cinza - Foto: Portal Terê

Quem passou pelo Centro na manhã desta quinta-feira, 13/09, não pode deixar de olhar: usando tinta acrílica e muita criatividade, oito artistas plásticas e professoras de artes do Grupo NAVI - Núcleo de Artes Visuais do Instituto de Artes (antigo Integrartes), realizaram interessante Intervenção Urbana: 8 postes foram pintados de forma artística, no Centro de Teresópolis.

Técnica e arte na rua - Foto: Portal Terê

Segundo a artista plástica Vanessa Barini, através de um estudo realizado pelo grupo, esta Intervenção pretende observar a reação das pessoas ao ver a arte exposta na rua. “Pois a partir do momento que o artista coloca sua arte em um poste, ela deixa de ser do artista e passa a ser do povo”, diz Vanessa Barini.

Os trabalhos começaram nas primeiras horas da manhã, com autorização e apoio do Secretário de Segurança Marcos Antônio da Luz, que cedeu um guarda Municipal para acompanhar as artistas.

Segundo apuramos a ideia da Secretaria é estender projeto para outras ruas da cidade e não limitar a arte só aos postes, mas também fazer a produção artística em muros autorizados, com a intenção de melhorar o visual artístico da cidade.

Participaram da intervenção: Clelia Brito, Izadora Andrade, Lydia Tractenberg, Marcia Tayt-Sohn, Ruth Bilé, Tetê Lacerda, Vanessa Barini e Vania Catarina.