quinta-feira, 7 de novembro de 2013

XIII PoÊterÊ traz novidades em 2013


PoÊterÊ com diversas atrações culturais - Foto: Unifeso

A 13ª edição do festival de poesia PoÊterÊ está marcada para o dia 30 de novembro, das 9h às 21h, com diversas atrações como estandes de venda e espaço para troca de livros, encontros com escritores, oficinas de ilustração, máscaras e bonecos de pano, saraus, contação de histórias, exposição de ilustradores (EXPO Cores e Formas da AEILIJ), apresentação teatral, música e poesia, mesa-redonda sobre Sylvia Orthof e espaço para discussões.

No encerramento, além das homenagens e premiações programadas, serão comemorados os 15 anos do Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) com apresentação de música clássica e coquetel.

O tema do concurso de poesias do PoÊterÊ, nesta edição, será voltado para o imaginário infantil. O evento é promovido há 13 anos pelo Centro Cultural FESO Pro Arte (CCFP) como grande incentivo a poetas amadores e profissionais do município, de diferentes idades, trazendo renomados nomes da poesia e literatura nacionais para participar do evento.

Novidade

A novidade para este ano é a 1ª FLI Serrana, a Festa Literária da Região Serrana que abre espaço para a poesia e a literatura infanto-juvenil. A grande homenageada do festival é a premiada escritora Sylvia Orthof. Autores infanto-juvenis e ilustradores irão dialogar, brincar e apresentar suas obras ao público, que contará com a presença de escolas de Teresópolis através de parceria com a Secretaria Municipal de Educação e da rede particular, oferecendo aos pequenos leitores a oportunidade de vivenciar e participar de diversas atividades literárias.

Inscrições para o concurso

O concurso do PoÊterÊ é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas até o dia 20 de novembro nas categorias Jovem Poeta (até 18 anos), Poeta (de 19 a 50 anos) e Poeta  da Maturidade (a partir de 51 anos). O autor pode inscrever até dois poemas inéditos em apenas uma categoria. O tema deve ser compatível com o do festival literário para o público infanto-juvenil: “Passarinhando, passeio, passarinho... cores, vôo, canto e liberdade!”.

Na inscrição o participante entregará uma ficha impressa constando o nome do autor, o título do poema, telefone, endereço, e-mail, cópia de atestado de residência e CD contendo o arquivo de texto do poema digitado com espaçamento simples, corpo 12, fonte Times New Roman. Na parte externa do envelope informar o título do poema e a categoria de inscrição. Os trabalhos deverão ser enviados para o Centro Cultural (Rua Gonçalo de Castro, 85, Alto, Teresópolis, RJ - CEP 25.960-090).

O regulamento completo do concurso está no edital disponível no site do UNIFESO www.feso.br/pdf/concursos/poetere-2013-edital.pdf . Mais informações pelo telefone (21) 2644-5770.