terça-feira, 26 de novembro de 2013

Estudantes do Ceso e Unifeso realizam Júri Simulado


Juri simulado - Foto: Unifeso

Durante o mês de novembro os estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) realizaram em parceria com o curso de Direito do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) o Júri Simulado, trabalho que faz parte do programa de integração entre o colégio e o Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS).

Antecedendo a atividade, os estudantes fizeram a leitura dos livros “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e “Capitães da Areia”, de Jorge Amado. “Envolvidos com o desafio de adaptar personagens e delitos às leis e trâmites judiciais, eles deram um show de comprometimento, oratória e fizeram do desafio um delicioso teatro, onde desfilaram personagens caracterizados, juízes, promotores e testemunhas com muita argumentação”, contou a professora Regina Carmela, orientadora da atividade. Os estudantes contaram ainda com a consultoria de Sandro Leôncio, acadêmico do curso de Direito e a participação ativa da professora Tania Barone, coordenadora do curso.

Na avaliação da professora Maria Angélica Duarte Sampaio, coordenadora de eventos do CESO, “todo o processo revelou-se um excelente recurso para o incentivo à leitura, para o desenvolvimento dos processos de argumentação, articulação oral, cooperação, uso de novo vocabulário e tantas outras competências que efetivamente vimos realizar durante as apresentações”.