sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Curso de Formação de Gestores e Agentes Culturais

Evento aconteceu em Teatro do Rio - Foto: Kaká Cabral

No último sábado, 26/10, gestores públicos e agentes culturais de Teresópolis estiveram no Teatro João Caetano, no Rio de Janeiro, para a aula inaugural do Curso de Formação de Gestores Públicos e Agentes Culturais do Rio de Janeiro.

A abertura do curso contou com a presença da secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do reitor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), Ricardo Vieiralves de Castro. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e o Ministério da Cultura, em parceria com a Uerj, o curso visa a capacitação dos profissionais atuantes nos mais diversos setores culturais fluminense.

Mais de 800 gestores e agentes culturais, representando 89 dos 92 municípios do Estado do Rio, participaram do evento inaugural. Na ocasião, a secretária estadual Adriana Rattes deu as boas-vindas ao grupo e, logo depois, o curso foi devidamente apresentado aos alunos pela coordenadora geral de Instrumentos de Gestão do Sistema Nacional de Cultura, Telma Olivieri.

Já na parte da tarde, foram realizados dois paineis sobre os temas que serão abordados ao longo do curso, seguidos de reunião com os tutores das turmas. A partir de agora, serão nove meses de atividades, com total de 151 horas, divididas entre aulas semipresenciais e outros dois encontros presenciais. O curso funcionará como extensão universitária, certificada pela pela Uerj.

Participam do curso, representando Teresópolis, 12 profissionais, entre gestores públicos e agentes culturais. São eles: a coordenadora de projetos Nara Zeitune, e as gestoras culturais Cléo Jordão e Regina Tavares, representando o Poder Público; o subsecretário de Cultura, Arnaldo Almeida, e a bailarina e coreógrafa Hebe Otto, representando o Conselho de Cultura; os agentes culturais Lu Guarilha e Ivo Bernardo, representando o ponto de cultura Saci Tererê; a professora Jeanette Albuquerque e Carlos Artur Esteves, representando a sociedade civil; e o secretário de Cultura, Wanderley Peres. Todo o grupo esteve no Rio de Janeiro para a aula inaugural e a, partir de agora, dará prosseguimento às atividades do curso, visando o aperfeiçoamento do setor cultural de Teresópolis.