quinta-feira, 2 de outubro de 2014

XXIX Reunião Anual de Biologia Experimental

XXIX FeSBE: estudantes do UNIFESO - Foto: FeSBE
 
O maior encontro científico da área de biologia experimental no país deste ano, a XXIX Reunião Anual da Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE) aconteceu em Caxambu, Minas Gerais, em agosto, reunindo pesquisadores do país e do exterior. Neste conceituado encontro da ciência nacional, os estudantes de Ciências Biológicas do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) estiveram presentes e compartilharam experiências apresentando trabalhos.
 
A estudante Keila Canuto, do sexto período de licenciatura, levou sua pesquisa “Efeito de laser vermelho de baixa intensidade na sobrevivência e morfologia de células de Echerichia Coli expostas à radiação ultravioleta”, patrocinada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e pelo UNIFESO.
 
O trabalho foi desenvolvido no laboratório de Fotobiologia do UNIFESO, sob orientação do professor Adenilson Fonseca, dos cursos de Fisioterapia e Medicina, Também colaboraram com o trabalho os professores Oscar Roberto Guimarães e Mauro Geller, do curso de Medicina; Giovanni Augusto Castanheira Polignano, de Odontologia; e o estudante William Martins, de Ciências Biológicas.
 
Keila fez as experimentações, redigiu e apresentou o trabalho no congresso. “A iniciação científica é importante para a formação inicial do pesquisador, o aluno tem a oportunidade de começar a convivência com a rotina de laboratório. Para mim abriu o caminho para participar de diversos congressos na área de Biologia Molecular e Biologia Experimental, permitindo-me adquirir conhecimentos únicos em minha formação. Nos congressos podemos fazer novos contatos e conhecer o que está acontecendo no meio acadêmico, além de mostrar o trabalho desenvolvido em nossa Instituição.
 
Também participaram do evento os ex-alunos Luiz Philippe Sergio e Felipe Freitas e o estudante de Ciências Biológicas Edmo Gonçalves.