quinta-feira, 2 de outubro de 2014

22º Salão Nacional da Primavera premia artistas


Ademar Ferrari, Edith Sidi, e o Sec. Arnaldo Almeida - Foto: Roberto Ferreira
 
Amigos e convidados se reuniram na noite da última sexta-feira, 26 de setembro, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, em Araras, para a solenidade de entrega da premiação aos vencedores do 22º Salão Nacional da Primavera. Promovido pela Sociedade dos Artistas de Teresópolis - Soarte, em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, o salão deste ano conta com a participação de cerca de 100 obras, entre pinturas, desenhos e esculturas.
 
O grande vencedor da noite foi o artista Ademar Ferrari, com a tela ‘Caminhando na chuva’, que levou o prêmio de aquisição.
 
 Em sua 22ª edição, o Salão da Primavera reúne obras confeccionadas por artistas plásticos de Teresópolis, Rio de Janeiro e Cabo Frio, entre outros municípios do estado. Os trabalhos inscritos foram avaliados por uma comissão julgadora, que selecionou as obras tendo como base critérios como qualidade técnica e criatividade. E na sexta, os melhores trabalhos foram premiados em noite de gala.
 
O grande vencedor do salão, Ademar Ferrari, era só sorrisos. “Foi a primeira vez que participei do Salão da Primavera e, de fato, não esperava ser premiado. Por isso, estou ainda mais feliz com o resultado. Só tenho a gradecer”, comemorou o artista plástico, que foi autodidata por 30 anos e, há cerca de seis meses, vem estudando pintura com o artista Virgílio Dias.
 
 Presente ao evento, o secretário de Cultura, Arnaldo Almeida, parabenizou os vencedores da noite. “Para qualquer artista, ter seu trabalho reconhecido e premiado é sempre motivo de orgulho. E nesta noite o que vimos aqui foram muitos artistas realizados, satisfeitos e orgulhosos de suas obras, que merecem os parabéns. Mais um vez, a Soarte comprovou sua seriedade e dedicação às artes plásticas”, exaltou.
 
Além do Salão da Primavera, a noite de gala contou ainda com a entrega da premiação aos vencedores do 7º Concurso Nacional de Poesia, também promovido pela Soarte, e um coquetel de confraternização.
 
Com montagem do coordenador de exposições da Secretaria de Cultura, Ricardo Guarilha, os trabalhos do 22º Salão da Primavera podem ser vistos até o dia 11 de outubro, de segunda a sábado, das 10h às 18h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, s/n, Araras).
 
Confira a relação dos premiados:
 
Esculturas
Medalha de Bronze – Claudia Kalindi - Alap
Medalha de Prata – Mikail – Alap
 
Desenho
Medalha de Bronze – Fernando Fernandes – Alap / Silvana Braga
Medalha de Prata – Maria Clara / Veronica Roth – Alap
Medalha de Ouro – Tatiana Lofti – ABD
 
Pintura
Medalha de Bronze - Zenia – ABD / Francesco Cittadino Junior – ABD / Ana Helena – ABD / Sandra Kuster / Betty Fernandes / Clents Lourenço
Medalha de Prata - Joelma Pinheiro / MCS Mangia / Angela Bulgarelli / Rocha Maria – ABD / Evel
Medalha de Ouro - Roger Viana – Alap / Francischetti – ABD / Cassia Fouraux – Alap / Diangelo / Carmen Maciel / Antonia Lucia da Motta Pereira / Di Burgos
Menções honrosas - Alvaro Lopes / Anna Murta / Carmen Ferreira / Eliane Pitrez / Eliane Souza / Fabiane Montrezor / Ilka dos Santos / M. Paiva / Mayra Diniz / Ubirajara / Vania Azamos / Rozelene / Ursula Schmaelter
 
Prêmio de aquisição
Ademar Ferrari – Caminhando na chuva (óleo sobre tela)
 
7º Concurso de Poesias
 
Medalha de Bronze – Francesco Cittadino Junior
Medalha de Prata – Ismael de Rezende Pereira
Medalha de Ouro – Heloisa Bessane
 
Menções honrosas
André Sampaio Siffert / Lucia Perisse / Luiza Miranda Favre