Diversas propostas culturais - Foto: Unifeso
O Momento Cultural
do curso de Pedagogia do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO)
aconteceu no dia 3 de outubro no Auditório Omar Magalhães, no Campus Antonio
Paulo Capanema de Souza, Alto. Todo semestre o curso promove esse evento, que
reúne diversas propostas culturais e temas relacionados com a interculturalidade
– um conceito que tem forte relação com o de educação e é importante na formação
de professores.
“Este projeto visa
ampliar a formação de nossos estudantes, tanto na perspectiva teórica pelo
aprofundamento nos aspectos da cultura e da interculturalidade, quanto pela
experiência de realização de atividades práticas em diversas
manifestações culturais”, explicou a professora Maria Terezinha Espinosa,
coordenadora do curso. Ela contou ainda que o curso conta com um grupo de
estudos independentes de interculturalidade e educação que trabalha com a
discussão da cultura. “Esta é uma importante atividade por desenvolver uma
competência que todo professor tem que ter, que é o trabalho com a arte, além da
comunicação e da desinibição. A arte em geral é uma boa maneira de fazer isso
provando que cada um tem seu talento específico, e este momento é uma
oportunidade de apresentá-los”, observou a coordenadora.
O tema deste
semestre foi “Política cultural e cultura na política”, e contou com a
participação de grupos da cidade. Um deles foi o Além da Loucura, que faz um
trabalho com fundamentação teórica na literatura. Os outros foram o grupo
de rap Pensativo e o grupo Star Face, formado por estudantes do Colégio Euclides
da Cunha que dançam a modalidade de Street Dance e ensaiaram com estudantes de
Pedagogia. “Trouxemos representantes de Teresópolis para mostrar como os
movimentos culturais e sociais da cidade podem colaborar no espaço acadêmico”,
explicou a professora Gicele Faissal de Carvalho, do curso de Pedagogia e
organizadora do evento.
A estudante
Natalia Cortazio, do sexto período, notou que os professores incentivam os
acadêmicos a demonstrarem os diversos talentos que um professor tem que ter
dentro da sala de aula. “Isso me ajudou muito porque sempre fui uma pessoa muito
tímida, como a maioria dos meus colegas. E quando chegamos neste momento
desperta em nós um talento que nem imaginávamos que tínhamos. É conteúdo,
disciplina, e uma forma do curso mostrar que temos que inovar sempre e levar as
múltiplas linguagens para a sala de aula”, concluiu a estudante.