sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Teresópolis sedia Encontro de Profissionais de Dança


Casa de Cultura - Foto ilustrativa de arquivo

Na próxima quarta-feira, 20 de agosto, será realizado às 15h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch, o Encontro dos Profissionais de Dança da Região Serrana. Na ocasião, acontecerá também a eleição de dois delegados regionais do Sindicato dos Profissionais de Dança do Rio de Janeiro (SPDRJ), que serão representantes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Magé e Sumidouro.

Promovido pelo SPDRJ, com apoio da Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria de Cultura, o encontro tem como objetivo dar andamento à criação de uma delegacia do sindicato em Teresópolis, facilitando o atendimento aos profissionais, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de todo o segmento da dança. A princípio, a delegacia atenderá os quatro municípios envolvidos.

O evento é destinado a todos aqueles que atuam na área de dança. Contudo, só terão direito a voto aqueles que possuem DRT (registro profissional) válido. Da mesma forma, também só poderão se candidatar a delegados aqueles que possuem DRT e estão em dia como associados do SPDRJ. E, para isso, é necessária a apresentação da carteira do Sindicato ou folha da Carteira de Trabalho onde conste o número do DRT.

A iniciativa surgiu em junho, quando foi realizado em Teresópolis o seminário ‘Artes Cênicas é Legal!’, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com apoio do Grupo Setorial de Trabalho Dança, Teatro e Circo e da Aldeia Cultural Casa Viva. Na ocasião, dezenas de artistas se reuniram na Casa de Cultura para debater questões referentes à legalização das atividades ligadas ao teatro, circo e à dança. Entre as questões, foi discutida a abertura de um espaço na Secretaria de Cultura para que a equipe do SPDRJ pudesse atuar em Teresópolis.

“Tivemos no seminário o primeiro momento para estreitarmos o relacionamento entre a Secretaria de Cultura e o Sindicato dos Profissionais de Dança. Agora, teremos este segundo encontro, com decisões concretas, que representação um grande avanço para a profissionalização e o aprimoramento das atividades de todo o setor da dança. Todos os profissionais do segmento estão convidados”, enfatiza o Secretário de Cultura, Arnaldo Almeida.