quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Estudantes do Unifeso elaboram Agenda Ambiental


Grupo que desenvolveu o trabalho - Foto: Unifeso
 
Integrar o conhecimento teórico em Gestão Ambiental adquirido em sala de aula com o conhecimento prático, por meio da realização de Auditoria Ambiental e elaboração de uma Agenda Ambiental para o SESC Rio – Unidade Teresópolis. Esse foi o desafio proposto por Adriano Sampaio, responsável pelas ações ambientais do SESC-Teresópolis, ao professor Carlos Alfredo Franco Cardoso, coordenador do curso de Ciências Biológicas do UNIFESO.
 
A proposta foi aceita e, com base na legislação ambiental, os estudantes elaboraram uma lista de questões para avaliar os parâmetros selecionados. Após o fechamento dos trabalhos, os resultados foram apresentados à Diretoria do SESC Teresópolis em 9 de julho. “Os dois melhores trabalhos receberam como prêmio do SESC um final de semana no SESC-Nogueira”, contou o professor Carlos Alfredo.

Metodologia do trabalho

A parceria contempla a realização de uma auditoria ambiental na instituição para subsidiar o desenvolvimento de uma agenda ambiental. Sob a orientação da professora Monique Branco, os estudantes se dividiram em cinco grupos em função das macro-áreas Resíduos Sólidos, Água, Efluentes, Eficiência Energética e Educação Ambiental.

Cada grupo desenvolveu um questionário de verificação sobre sua respectiva área, baseando-se na legislação específica aplicável e, posteriormente, foi realizada uma campanha no local para identificar e analisar os processos e atividades que ocorrem na instituição, de modo a verificar as questões que estão em conformidades ou não com os quesitos abordados.
A visita técnica ao SESC-Teresópolis ocorreu em maio e foram inspecionadas todas as instalações da instituição e entrevistados os funcionários. “O acompanhamento do gestor ambiental Adriano Sampaio foi de grande importância aos alunos, que puderam compartilhar da sua experiência prática sobre a gestão ambiental”, observou o professor Carlos Alfredo.

Após as visitas, os grupos desenvolveram o diagnóstico ambiental de suas respectivas macro-áreas, e elaboraram um plano de ação que culminou na Agenda Ambiental. Para o estudante Gabriel Sampaio, a experiência foi uma oportunidade aos estudantes da disciplina de Gestão Ambiental, ministrada pela professora Monique, de aplicar o conhecimento desenvolvido em sala de aula em uma atividade prática, “promovendo deste modo, tanto o processo de aprendizagem da matéria quanto o entrosamento com uma das áreas de atuação profissional do biólogo. Além disso, o curso ganhou mais um parceiro para realização de trabalhos futuros”, observou Gabriel.