sábado, 18 de maio de 2013

Saúde presta homenagem aos profissionais de Enfermagem



Semana Nacional de Enfermagem - Foto: Marco Esteves

Em comemoração à Semana Nacional de Enfermagem 2013, que acontece entre os dias 12 e 17 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde realizou, nesta sexta feira, 17, uma tarde de palestras e debates com enfermeiros, técnicos e auxiliares que atuam na rede municipal de saúde.

Com a temática “Acolher, Cuidar e Ser Cuidado”, o evento comemorativo contou com a presença do Secretário Municipal de Saúde, Carlos Otávio San’Anna, como palestrante principal. Como profissional de enfermagem, o Secretário enalteceu a importância da comemoração da Semana de Enfermagem. “Este evento vem ao encontro da confraternização dos profissionais da rede. Cerca de 60% dos atuantes nas unidades de saúde do município são enfermeiros...”.

Trabalhando no município há 18 anos, a enfermeira Magalene de Oliveira, aprovou a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em comemorar a Semana Nacional de Enfermagem. “É uma forma de mostrar o nosso valor e o reconhecimento da nossa profissão”, disse a enfermeira, orgulhosa da profissão escolhida. “Gosto do que eu faço. Eu me sinto realizada e feliz”.

Semana Nacional de Enfermagem

No dia 12 de Maio é comemorado o Dia Internacional do Enfermeiro. Esta data foi instituída em homenagem ao nascimento, em 1820, de Florence Nightingale a percussora da enfermagem moderna.

Florence Nightingale atuou na guerra da Criméia em 1854 e teve grande destaque por sua preocupação na prestação dos cuidados, introduzindo novas técnicas, transformando a dinâmica funcional do hospital militar do exército inglês na Turquia. Ela capacitou outras enfermeiras e em conjunto conseguiram estabelecer correções de déficit sanitário e de higiene, reduzindo com êxito as mortes de soldados por infecção, melhorando a qualidade de vida dos hospitalizados e provando a importância da profissão.