sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Três postos de saúde em Teresópolis ampliam atendimento


A partir de outubro, três unidades de Atenção Primária à Saúde passarão a funcionar em horário estendido para facilitar o acesso da população ao atendimento médico. Os postos de saúde da família da Fonte Santa, Meudon e Rosário atenderão ao público de segunda a sexta-feira, de 8h às 19h, e abrirão aos sábados, de 8h às 17h.

A iniciativa é resultado da adesão de Teresópolis ao Programa ‘Saúde na Hora’, do Ministério da Saúde, criado para ampliar o acesso da população a consultas médicas e odontológicas, coleta de exames laboratoriais, aplicação de vacinas e pré-natal.

“Essa é mais uma conquista para Teresópolis, resultado de nossa recente audiência em Brasília com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Todos ganham com o horário estendido, principalmente quem trabalha durante a semana, pois terá atendimento de saúde garantido até mais tarde e também no sábado”, avalia o Prefeito Vinicius Claussen.

Os moradores das áreas de abrangência dos três postos de saúde poderão obter mais informações com as equipes de Saúde da Família. “A Secretaria de Saúde espera que, com o novo horário, a população seja melhor atendida, com qualidade e mais tempo de acesso aos serviços oferecidos pela rede pública”, assinala o secretário de Saúde, Antonio Henrique Vasconcellos. “Não haverá mudanças para os pacientes que já são atendidos por essas unidades em relação às agendas e oferta de serviços de saúde”, acrescenta a subsecretária Edneia Martuchelli, de Atenção Básica de Saúde.

O programa

Lançado em maio pelo Ministério da Saúde, o Programa ‘Saúde na Hora’ amplia os recursos mensais para os municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde.  Para incentivar a ampliação no horário de funcionamento, os repasses mensais do Ministério da Saúde podem dobrar de valor, dependendo da disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da carga horária de atendimento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais. Atualmente, a maior parte das 42 mil Unidades de Saúde da Família em todo o país funciona por 40h semanais.

NOVOS HORÁRIO DE ATENDIMENTO (datas de outubro)

Unidade de Saúde da Família do Meudon
 Segunda a sexta, 8h às 19h
Sábado, 8h às 17h
 1º de Outubro, às 19h

Unidade de Saúde da Família do Rosário
 Segunda a sexta, 8h às 19h
Sábado, 8h às 17h
 10 de outubro, às 19h

Unidade de Saúde da Família da Fonte Santa
 Segunda a sexta, 8h às 19h
Sábado, 8h às 17h