terça-feira, 17 de setembro de 2019

Agricultores são informados sobre Programa de Aquisição de Alimentos


O encontro aconteceu na sexta - Foto: AsCom PMT

Produtores rurais e representantes de sindicatos e de cooperativas agrícolas de Teresópolis e de Nova Friburgo participaram da apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, o encontro aconteceu na sexta (13/09), na Escola Municipal Francisco Maria Dállia, em Bonsucesso.

O programa oferece mais uma opção de comercialização para os agricultores familiares, pois adquire os produtos agrícolas a preço de mercado e doa para instituições assistenciais, através de Bancos de Alimentos e instituições assistenciais.

Cadastro individual ou por associações

Pela Ceasa (Centrais de Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro), o PAA atende os produtores rurais de forma individual. O cadastro é feito anualmente, mediante a elaboração de projeto de venda. “Os agricultores preenchem um formulário e encaminham a documentação solicitada para que sua proposta seja cadastrada em 2020. Atualmente, temos 19 agricultores do município inscritos e nosso objetivo é aumentar a participação de Teresópolis no programa”, explicou Arthur Nemésio, coordenador estadual do PAA.

Pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Programa de Aquisição de Alimentos beneficia associações e cooperativas de agricultores com DAP jurídica e CNPJ ativos. “O sistema está aberto, basta acessar o site www.conab.gov.br, fazer a inscrição e enviar o projeto de venda pelo link do PAA. Quando o orçamento estiver disponível, provavelmente em 2020, a Conab fará a contratação. Os produtos são comprados e destinados a equipamentos públicos, como Bancos de Alimentos, Centros de Referência de Assistência Social e casas de passagem”, esclareceu Regina Santos, superintendente da Conab-RJ.

A proposta do programa atende ao anseio dos produtores rurais, de vender sua produção a preço de mercado e para um comprador garantido. “É um sonho antigo da agricultura familiar de Teresópolis essa parceria: o produtor produz de acordo com uma demanda específica e vende a preço justo para um comprador certo”, pontuou Marcelo Montenário, presidente da Associação de Produtores Rurais de Vargem Grande.

Curso e Banco de Alimentos Municipal

Segundo Marcos Jaron, secretário municipal de Desenvolvimento Social, em breve será realizado um treinamento com os agricultores familiares do município. “As equipes da Ceasa e da Conab vão retornar a Teresópolis para ensinar todas as etapas de credenciamento ao PAA. Eles não podem perder a oportunidade de ter parte de sua produção adquirida tanto pelo Governo do Estado quanto pelo Governo Federal”, destacou.


Para Jaron, a apresentação do Programa de Aquisição de Alimentos aos produtores rurais de Teresópolis é um importante passo para que, futuramente, Teresópolis tenha o seu Banco de Alimentos. “A proposta é que tanto Ceasa quanto Conab comprem dos nossos agricultores familiares e destinem as mercadorias para o futuro Banco de Alimentos Municipal. Para isso, os produtores devem se inscrever no programa. Inicialmente, vamos cadastrar os nossos cinco Centros de Referência de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social para receber os alimentos até que seja montada a estrutura do nosso Banco de Alimentos”, finalizou Marcos Jaron.