sábado, 9 de fevereiro de 2019

Desfiles de Blocos precisam de autorização da Prefeitura


Os blocos de carnaval que desejarem desfilar pelas ruas da cidade devem buscar a Prefeitura de Teresópolis para conseguir a liberação junto a todas as entidades envolvidas. O prazo para solicitar a liberação termina dia 13 de fevereiro.

No dia 28 de janeiro, a Secretaria de Turismo convocou os representantes dos blocos da cidade para uma reunião. Entretanto, nem todos compareceram. Quem participou foi informado sobre os critérios para a realização de desfiles no período carnavalesco.

Os critérios estabelecem que, para desfilar, é preciso abrir um protocolo na Prefeitura e procurar a Secretaria de Turismo. Não poderão desfilar os blocos que não receberam autorização da Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vara da Infância/Conselho Tutelar. Todo o processo de liberação foi concentrado na Secretaria Municipal de Turismo para facilitar os blocos.

Os documentos para dar entrada na solicitação são: nome do bloco, CNPJ (no caso de empresas), nome e dados completos do responsável (com cópia da identidade), percurso e croqui do percurso (com informações sobre local da concentração, itinerário e dispersão), público estimado e se existe necessidade de fechamento de ruas.


“É preciso que as pessoas entendam que o espaço é público e que regras precisam ser seguidas. E tudo que envolve concentração de público tem que ter segurança. Nós não vamos impedir que os blocos desfilem, só queremos saber de que forma podemos ajudar para que as pessoas se divirtam sem riscos. Estamos buscando os blocos e fazendo todo o esforço possível para ajudá-los a ter um carnaval tranquilo. Mas, é preciso que os responsáveis entendam que não será permitido desfile sem autorização. Esta é uma determinação nossa, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e das demais entidades envolvidas”, pontuou o subsecretário de Eventos, Fernando Rocha.