sexta-feira, 1 de junho de 2018

Conheça a Estrutura para as Eleições suplementares em Teresópolis

As 425 urnas eletrônicas chegaram na quarta - Foto: PMT

No domingo, 03/06, os eleitores de Teresópolis vão eleger o novo Prefeito da cidade na eleição suplementar para o cargo de Prefeito. O eleito deve governar a cidade pelos próximos dois anos, aproximadamente. As eleições suplementares foram convocadas depois que o ex-prefeito Mário Tricano desistiu da ação judicial que o mantinha no poder.

"Todas as solicitações feitas pele Justiça Eleitoral estão sendo cumpridas"

As 425 urnas que serão utilizadas, chegaram na quarta, 30/05, e foram levadas até o Ginásio Pedrão. No domingo, os equipamentos serão distribuídos para as seções eleitorais a partir das seis da manhã. Ao todo, Teresópolis tem duas zonas eleitorais e 408 seções. A votação vai começar às oito da manhã e termina às cinco horas da tarde.


Visando oferecer uma melhor estrutura para os eleitores, a Prefeitura está apoiando logisticamente a Justiça Eleitoral nos preparativos para a eleição. Isso acontece através do auxílio no transporte das urnas para as seções eleitorais, destinação de guardas civis municipais nos locais de votação e escolas preparadas para receber os eleitores.

Segundo a secretária de Educação, Marilene Ricciardi, todas as solicitações feitas pele Justiça Eleitoral estão sendo cumpridas. “Nós disponibilizamos funcionários para verificar a parte elétrica e hidráulica de todas as escolas que são locais de votação. Além de disponibilizar funcionários para realizar a abertura e o fechamento das escolas no dia da eleição. A abertura está prevista para as 6h30 e o fechamento, às 18h, conforme a solicitação da Justiça Eleitoral”, concluiu a secretária.

A secretaria municipal de Segurança Pública disponibiliza Guardas Civis Municipais para auxiliar nos locais de votação, bem como na intervenção do fluxo de veículos nas proximidades do Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão, local onde as urnas eletrônicas estão alojadas. “A segurança nos locais de votação vai ficar sob a responsabilidade da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Com relação à logística, no dia do pleito a Prefeitura vai ceder carros para a condução dos mesários, funcionários para ajudar no transporte das urnas eletrônicas e disponibilidade dos imóveis do município”, disse o secretário Marcos Antônio da Luz.

A estrutura atende a 72% da população teresopolitana. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Teresópolis possui 176.060 habitantes, sendo 127.586 eleitores, divididos em duas zonas eleitorais: a 38ª – com 166 seções, e a 195ª – com 180 seções.