quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Estudantes do Ensino Fundamental publicam livro

Tarde de autógrafos no CESO - Foto: Unifeso
 
Estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) se tornaram autores de livros com direito a tarde de autógrafos para os pais e familiares no dia 9 de dezembro. Cada aluno escreveu sua própria história e fez os desenhos que ilustraram as obras, que foram impressas e entregues no evento que também marcou o encerramento do ano letivo, quando cada autor subiu ao palco para ler a história que criou.
 
“Todos os anos concluímos com uma tarde autógrafos, trazendo um livro produzido pela turma e finalizamos o processo apresentando o livro para os pais”, explicou a professora Daniele Gava, responsável pela turma. Ao todo, foram criados 16 títulos, e neste ano o projeto contou com a parceria da empresa Estante Mágica, que imprimiu os exemplares dando maior qualidade ao material.
 
“Esse momento é muito importante para os nossos pequenos, a Duda ficou encantada com a criação do seu próprio livro. A alfabetização é um marco muito importante para a construção do conhecimento deles.
 
As crianças tiveram uma formação muito bem embasada. A Duda, para minha surpresa, começou a ler e escrever logo nos primeiros três meses de aula. Hoje nos emocionamos com o resultado. Só temos a agradecer a toda a equipe e à professora Daniele Gava pelo lindo trabalho”, afirmou Érika Martins, mãe de Maria Eduarda, que criou o livro “O Diário de Mica”.
 
“Achei muito legal, aprendi que posso escrever qualquer coisa em nosso diário”, contou Maria Eduarda, entusiasmada com o resultado que conseguiu através da alfabetização. Além de autografarem os seus livros, o alunos ainda participaram de duas apresentações musicais conduzidas pelo professor Leandro Queiroz.
 
A professora Daniele explicou que “o livro é a materialização do processo de alfabetização. Eles passam o ano todo se apropriando da escrita e da leitura, e quando conquistam todo esse conhecimento se tornam capazes de escrever um livro, como foi a experiência de hoje. Achamos importante oportunizar esse momento não só para as crianças mostrarem o que aprenderam, mas também para as famílias viverem essa situação tão especial na vida de cada um”.