Com o objetivo de atualizar conhecimentos e oferecer formação continuada aos
novos professores do ciclo da infância – que compreende os profissionais que
atuam do primeiro ao terceiro ano - 18 professores recém-admitidos na Rede
Municipal de Ensino participaram de um encontro de formação continuada no
auditório da Secretaria Municipal de Educação. A finalidade é atualizá-los em
uma proposta construtiva na alfabetização, utilizada pela rede para atingir as
metas do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.
“Esses professores fazem parte da
última convocação realizada pela Secretaria de Educação, atuam na zona rural e
urbana, e nossa intenção neste encontro é trazer para a discussão a
alfabetização no ciclo da infância. Como esses professores perderam as formações
do PNAIC de 2013 e 2014, estamos oferecendo esse primeiro encontro para que eles
possam se inteirar do que vem acontecendo na rede”, explica Cristina Esteves,
coordenadora da Formação Continuada dos Anos Iniciais da rede municipal de
ensino.
Com o título de ‘Pensando a
alfabetização no ciclo da infância’, esse foi o primeiro encontro de uma série
prevista de quatro. As outras três reuniões deverão ser realizadas no segundo
semestre de 2015. A iniciativa desta formação é da Coordenação dos Anos Iniciais
e se dá através dos mesmos Professores Orientadores do PNAIC, profissionais da
Rede Municipal de Ensino, formados pela UFRJ, em Nova Friburgo.
O Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos
governos federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças
estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino
fundamental. A Prefeitura de Teresópolis, através da Secretaria Municipal de
Educação (SME), aderiu em 2012 ao Pacto e, para isso, tem feito uma série de
investimentos e promovido ações conjuntas que visam a formação continuada dos
professores alfabetizadores.