quarta-feira, 8 de julho de 2015

Exposições e apresentações encerram o semestre na EJA


Final de semestre nas oficinas da Educação de Adultos - Foto: EJA

Com uma metodologia premiada e reconhecida nacionalmente, a Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Ensino encerrou as atividades semestrais de suas oficinas com apresentações e exposições dos trabalhos desenvolvidos este ano pelos seus alunos.

Dança, teatro, música (samba, coral de libras e coral de Inglês), circo e exposições de artesanato foram apresentados para alunos, funcionários e professores das unidades escolares que são polos da EJA.

“Foram momentos muito especiais, excelentes oportunidades para professores e estudantes apresentarem os resultados das propostas desenvolvidas ao longo do semestre. Nossos estudantes deram um show, fortaleceram o projeto da EJA que continua seus trabalhos com novas matrículas abertas para o próximo semestre”, comemora a professora Ana Paula Coutinho, coordenadora da Educação de Jovens e Adultos na Rede Municipal de Ensino.

Segundo o projeto pedagógico da EJA municipal, ao longo do semestre são oferecidas várias atividades aos alunos: dança, música, teatro, libras, raciocínio lógico, horta, produção cultural, letramento, coral, circo, futsal, jiu jitsu, atividades esportivas, artesanato, videoteca, sexualidade e afetividade. Esse ano, com uma parceria inédita com o Instituto Integrartes, as propostas de oficinas aumentarem, envolvendo ainda mais os alunos nessas atividades especiais.

As oficinas da EJA acontecem uma vez por semana nos seus polos. Na segunda-feira, são oferecidas nas escolas Maçom Lino Oroña (Tijuca) e Ginda Bloch (Alto), na terça-feira, CEROM (São Pedro) e na sexta-feira, na EJA diurna e no CEBES (São Pedro).

Nesses dias os alunos participam de atividades de acordo com suas áreas de interesse e habilidades, dessa forma os grupos das oficinas são formados por estudantes de diferentes etapas. Segundo a coordenadoria da EJA, assa dinâmica possibilita uma maior integração entre todos os alunos da escola e ajuda a criar um ambiente mais harmonioso e de maior amizade.