terça-feira, 5 de maio de 2015

Pais e responsáveis discutem Plano Municipal de Educação


Reunião com pais - Foto: AssCom PMT

Dando continuidade à elaboração do Plano Municipal de Educação (PME), uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação recebeu pais e responsáveis e membros dos conselhos escolares no auditório da secretaria na última quinta-feira, 30 de abril.

“Esse é o momento que os pais e responsáveis têm para se apropriar do futuro da educação de seus filhos. Na elaboração do Plano Municipal de Educação, são discutidas metas e estratégias para os próximos 10 anos da Educação no município. Por isso é tão importante a participação de todos”, explicou a diretora do Centro Educacional Beatriz Silva, localizado na Barra do Imbuí, professora Jane Lara Motta.

O documento preliminar com o levantamento dos dados pesquisados até o momento será apresentado na Pré-Conferência Municipal de Educação, que acontecerá no dia 13 de maio. O evento é aberto ao público em geral e as inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, dia 8, das 8h às 12h, na Sala do Conselho Municipal de Educação (Rua Carmela Dutra, 475/1º andar, Agriões). Para se inscrever, o interessado deve apresentar documentação pessoal e indicação da Instituição que representa, quando for o caso.

“Já estamos disponibilizando para toda a sociedade teresopolitana, através da internet e de outros mecanismos, o Plano Nacional de Educação e a Minuta do Plano Estadual de Educação. É necessário que todos tomem conhecimento destes planos, já que o PME deverá estabelecer metas alinhadas aos mesmos. Precisamos da participação de todos na elaboração deste trabalho”, convocou a professora Fátima Machado, presidente do Conselho Municipal de Educação e membro do comitê da SME responsável pela elaboração do Plano.

Prevista para o dia 25 de maio, a Conferência Municipal de Educação dará forma final ao documento. Também será instituído o Fórum Municipal de Educação, que deverá acompanhar, a partir de então, as diretrizes, estratégias e ações de curto, médio e longo prazo para que a gestão da Educação Municipal promova as mudanças e inovações necessárias, de acordo com a realidade do Município.

Para conhecer o Plano Estadual de Educação e o Plano Nacional de Educação basta acessar o site da Prefeitura pelo endereço www.teresopolis.rj.gov.br , e clicar no banner intitulado “Participe da elaboração do Plano Municipal de Educação”. O internauta terá acesso ao blog do Conselho Municipal de Educação, onde os dois documentos estão disponibilizados.