quarta-feira, 13 de maio de 2015

Estado prossegue com a limpeza dos rios de Teresópolis


Rio Paquequer depois das limpeza do Inea - Foto: AssCom PMT

Máquinas do Governo do Estado do Rio começaram, no inicio do mês de maio, mais uma etapa da limpeza e dragagem dos corpos hídricos da cidade.

Realizado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), o trabalho de desassoreamento dos rios e limpeza das margens faz parte do programa estadual Limpa Rio, que desde 2014 vem atendendo o município com ações preventivas e de manutenção com intuito de evitar alagamentos e enchentes.
Duas máquinas e quatro caminhões do Inea estão operando dentro do Rio Paquequer.

Inicialmente, o trabalho está acontecendo entre as ruas Fritz Weber – na altura da antiga fábrica Sudamtex – e prosseguirá até a Rua Armando Fajardo, na entrada do bairro Cascata Guarani. Na sequência, o desassoreamento seguirá pelo centro da cidade até o início da Rua Manoel José Lebrão, no cruzamento com a Avenida Presidente Roosevelt, principal via de acesso à Barra do Imbuí.

“A remoção do material sedimentado permite melhor escoamento das águas da região, evitando assim problemas de alagamentos com as chuvas”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, André de Melo, que vem acompanhando de perto as ações do órgão estadual.

A Prefeitura de Teresópolis solicita à população que colabore com a manutenção da limpeza nos rios e em suas margens. Denúncias sobre descarte irregular de lixo nestas áreas podem ser feitas diretamente à secretaria de meio ambiente pelo telefone 2742-7763.