terça-feira, 19 de maio de 2015

Evento marcou o Dia Nacional de Doação de Leite Humano


Lactantes no Centro Materno Infantil - Foto: Jeferson Hermida

Mais de 40 mulheres, entre doadoras e convidadas, participaram da festa de confraternização em comemoração ao Dia Nacional de Doação de Leite Humano, lembrado em todo Brasil no dia 19 de maio. Promovida pela equipe do posto de coleta de leite do município, a homenagem às mães que se dispõem a doar seu leite materno aconteceu nesta segunda-feira, 18, no Centro Materno Infantil, na Várzea. As participantes ganharam lanche, cestas básicas e uma caneca de inox como lembrança pelo gesto de solidariedade.

A pediatra Maria da Conceição Monteiro Salomão, coordenadora técnica e médica responsável pelo posto de coleta, explica como é feito o trabalho com as lactantes. “Desde o pré-natal elas são convidadas a participarem do processo de doação do leite. Através de rodas de conversa, as orientamos como fazer a retirada e o acondicionamento correto do excesso do leite materno. Em seguida, o leite é transportado até o Instituto Fernandes Figueira, no Rio, onde é distribuído para os hospitais da rede pública, salvando vidas”. Conceição ainda ressalta que o local não é apenas para doação, mas também para todas as mamães que encontram dificuldades na amamentação.

Segundo ela, Teresópolis conta hoje com 25 doadoras ativas, com uma média de 25 litros de leite humano por mês. “Tenho muito leite e durante meu pré-natal entendi que eu poderia ajudar outras mães com dificuldades de amamentar”, disse Juliana Martins, 19 anos. Para Ana Luisa Gomes, a doação é um gesto de generosidade. “Este leite pode ajudar a salvar muitas vidas prematuras, por isso, doo de coração o meu leite”, comentou. Com a filha já crescida, Bruna Oliveira percebe o bem que fez com a doação. “Minha filha não dava conta de mamar, tinha muito leite, então aceitei o convite e hoje me emociono quando percebo que pude ajudar outros bebês a ficarem fortes como o meu”.

Com o objetivo de incentivar o aleitamento materno, especialmente a doação de leite humano, a data representa para os Bancos de Leite do Brasil um momento especial, onde ações de sensibilização da sociedade para ressaltar a importância da doação de leite humano são realizadas. A doação de leite materno permite atender os bebês clinicamente impossibilitados de serem amamentados diretamente ao peito. A utilização do leite doado reduz a desnutrição, a morbidade e a mortalidade infantil.

Teresópolis tem mais de 20 anos de tradição nas ações de promoção, incentivo, proteção e apoio à prática do aleitamento materno e desde agosto de 2011 conta com o Centro de Lactação e Posto de Coleta de Leite Humano. As duas unidades foram implantadas graças à parceria firmada entre a Prefeitura, o Programa de Assistência Comunitária do Consulado do Japão no Rio de Janeiro e Rotary Club, contando ainda com a cooperação técnica do Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira.