sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Festa de boas vindas a estagiários franceses

Integração França - Brasil

Acontece no próximo dia 10 de agosto, a partir das 13h, em Fazenda Alpina, no 2º distrito, uma Festa Francesa de boas vindas aos onze estagiários franceses que se encontram na cidade para participar do intercâmbio franco-brasileiro “Chantier”. Na ocasião, será oferecido um almoço com culinária francesa, seguido de jogos e danças típicas.

O evento é uma realização do Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Idaco), coordenado por Jean Charles Catalan, junto com a Associação de Moradores, Produtores e Amigos de Fazenda Alpina, Arrieiros, Santa Rita e Holiday, presidida por Valdir Paulino. Conta com a parceria do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil da Prefeitura de Teresópolis.

De acordo com a agenda do intercâmbio, que vai do dia 2 até 18 de agosto, voluntários franceses e moradores trabalharão juntos em obras de melhorias no Centro Comunitário de Atendimento e realizarão um reflorestamento na área da sede do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. O projeto terá abertura no dia 2 de agosto, às 16h, no Condomínio Clube Retiro da Serra, em Fazenda Alpina.

Em 1999, outro “chantier”, organizado pela Idaco e pela ONG Amar, aconteceu na região, onde foi realizado um reflorestamento na parte mais alta do assentamento. Este ano, é mais uma oportunidade de renovar os laços de solidariedade franco-brasileira.

Programação do evento:

02/08, 15h – Abertura do Chantier com recepção do grupo
03 e 04/08 – Período de convivência
05 a 09/08 – Reforma da cerca e pintura do Centro Comunitário
10/08, 13h – Festa Francesa na Sede do Condomínio Retiro da Serra
11/08 – Visita à propriedade do produtor orgânico Luiz Ventura, de Fazenda Alpina
12 a 14/08 – Reflorestamento em área do Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis
15/08, 8h – Caminhada na trilha da Pedra da Tartaruga
16/08 – Caminhada Ecológica em trilhas pelas localidades de Arrieiro, Santana e Engano
17/08 – Festa “Agostina” na Sede do Condomínio Retiro da Serra
18/08 – Encerramento do Chantier