terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ciclismo mexe com o trânsito na cidade e na serra


Sérgio Alves, Coordenador da Guarda Municipal

Os secretários municipais de Turismo, Henrique Carregal, e de Esportes e Lazer, Luís Carlos Oliveira, o Coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, e o organizador técnico do evento ciclístico que passará pela cidade no fim de semana, Arthur Castro, se reuniram nesta sexta, 23/08, na sede da Secretaria Municipal de Turismo, no Soberbo, para acertar os detalhes finais do trânsito para os dias 30 e 31/08.

Esquema de trânsito na cidade

Os competidores chegarão no dia 30/08, de Três Rios, pela Estrada Teresópolis-Itaipava, a partir das 14h, e seguirão pela Av. Presidente Roosevelt até a Rua Heitor de Moura Estevão, na Várzea, que estará interditada. Eles vão passar pela Av. Lúcio Meira, sentido Alto, em direção à Prefeitura, onde fica a linha de chegada.

No Centro, o trânsito vai seguir em contramão da esquina da Rua Francisco Sá (Calçada da Fama) e passarão pela Prefeitura até a Rua Nova Friburgo, onde o tráfego volta para a mão normal seguindo para o Alto.

No sentido Várzea, os veículos serão desviados na Reta para a Rua Magé, seguindo pela Rua Nilza Chiapeta até a Rua Tenente Luiz Meirelles e passando pela Rua Waldir Barbosa Moreira (a Rodoviária). Deste ponto, continuarão pela Avenida Delfim Moreira, onde poderão seguir no sentido da Matriz de Santa Teresa. Outra opção é entrar na Rua Jornalista Délcio Monteiro (antiga Olegário Bernardes) e pegar a Avenida Lúcio Meira, até a altura da Rua Francisco Sá (Calçada da Fama), que estará em mão dupla.

Quem precisar ir para o bairro de São Pedro, deverá seguir pela Lúcio Meira até o cruzamento com a Rua Tenente Luiz Meirelles, sem passar pela Rua Djalma Monteiro, que também estará interditada. Esses desvios acontecem a partir das 14h.

Os ciclistas permanecerão na cidade até o dia 31 de agosto, quando seguem para Rio das Ostras, com largada na Prefeitura, às 7h. Neste dia, a partir das 7h, o trânsito será na contramão na Rua Rui Barbosa, acessando a Rua Carmela Dutra em direção ao Alto.

Durante a próxima semana, que antecede a competição, as secretarias de Turismo e de Segurança Pública estarão colocando faixas na cidade para tentar explicar aos comerciantes e à população o dia, horário e esquema de trânsito em Teresópolis.

Estacionamento proibido

O Coordenador da Guarda Municipal, Sérgio Alves, pede aos motoristas que evitem estacionar os veículos nas ruas interditadas. “Considerando que o trecho compreendido entre a esquina da Rua Jornalista Délcio Monteiro com a Avenida Lucio Meira até a esquina da Francisco Sá estará em mão dupla na pista sentida Várzea, solicitamos aos condutores que não estacionem seus veículos na noite do dia 29 para o dia 30 neste trecho, pois estará interditado”, disse Alves, acrescentando que todo o trajeto dos ciclistas será acompanhado pela Guarda Municipal, que estará em locais estratégicos orientando o trânsito.

Trânsito fechado na Serra

Os ciclistas do Tour do Rio passarão pela Estrada Rio-Teresópolis-Além Paraíba (BR-116/RJ) no dia 31 e, para a segurança dos atletas, o trecho entre os quilômetros 89 e 104 será fechado das 6h40 às 8h30 pela CRT, administradora da via.

Em função desta interferência no tráfego, a CRT pede aos motoristas para que programem os seus deslocamentos para evitar o trecho da Serra no dia 31 entre 6h40 e 8h30.