quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Unidade de Saúde do Rosário com atendimento estendido


A partir da quinta, 10/10, a Unidade de Saúde da Família do Rosário (Rua Wilson Strucchi, 575, Rosário), em São Pedro, recebe o programa federal ‘Saúde na Hora’.  Resultado da articulação da gestão municipal junto ao Ministério da Saúde, a unidade é a segunda do município que passa a contar com o horário de atendimento estendido: nos dias de semana, até às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h.

A Unidade de Saúde da Família do Meudon foi a primeira a ser contemplada com a iniciativa e no dia 17, o programa será lançado na unidade da Fonte Santa. A conquista integra a estratégia de ampliação da atenção básica no município e vai reforçar a prevenção da saúde e melhorar a oferta de serviços nas áreas de abrangência das unidades.

O programa

Lançado em maio pelo Ministério da Saúde, o Programa ‘Saúde na Hora’ amplia os recursos mensais para os municípios que estenderem o horário de funcionamento das unidades de saúde.  Para incentivar a ampliação no horário de funcionamento, os repasses mensais do Ministério da Saúde podem dobrar de valor.


Leva-se em consideração a disponibilidade de equipes de Saúde da Família e Saúde Bucal, além da carga horária de atendimento das unidades, que pode variar entre 60h e 75h semanais. Atualmente, a maior parte das 42 mil Unidades de Saúde da Família em todo o país funciona por 40h semanais.