quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Prefeitura realiza ação de saúde preventiva para o Carnaval


Ações de prevenção e saúde - Foto: AsCom PMT

A campanha de alerta sobre doenças sexualmente transmissíveis, com foco no Carnaval, promovida pela Secretaria de Saúde no último sábado (23), teve boa participação da população em São Pedro e Fonte Santa – na cidade, e em Vargem Grande – no interior. Foram aplicadas vacinas contra Hepatite B e HPV e feitos testes rápidos para detectar HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de aferição de pressão arterial.

Foram realizados cerca de 300 atendimentos e distribuídos 680 preservativos. Os testes são rápidos, gratuitos, seguros e sigilosos. Eles garantem que tanto quem faz, quanto as pessoas com as quais este se relaciona, fiquem protegidos.

Com o tema ‘O Carnaval está aí, e com ele a responsabilidade também’, a iniciativa tem como foco a conscientização, aproveitando a proximidade da folia, investindo na prevenção.

Ação no PSF Granja Guarani nesta sexta (1º)

As atividades promovidas durante a ação do último sábado continuam sendo realizadas durante a semana nas unidades. Além disso, nesta sexta (1º/03), das 8h às 16h, a equipe de Estratégia da Saúde da Família da Granja Guarani promove ação de prevenção. Serão feitos testes rápidos, vacinação e a continuidade da distribuição de preservativos. De acordo com a coordenação da unidade, desde o início da campanha, já foram distribuídas 144 camisinhas.

Vacinação e distribuição de preservativos

Existem dois tipos de vacina contra o HPV: a quadrivalente, recomendada para meninos e meninas entre 9 e 26 anos de idade, e a bivalente, para meninas e mulheres a partir dos 10 anos de idade. Todos os indivíduos nesta faixa etária devem receber a vacina.

Além disso, a Secretaria de Saúde, juntamente com o Ministério da Saúde, faz parte da campanha ‘Deixe a camisinha entrar na festa’. Durante o Carnaval, haverá pontos de distribuição de preservativos e de material educativo nos locais de festa e de concentração de pessoas, bem como em hotéis e pousadas da cidade.